Almada quer ser cidade europeia do desporto em 2018

“O concelho tem elevados índices de prática desportiva"

Depois de Setúbal, poderá vir a ser Almada a ostentar o título de Cidade Europeia do Desporto. A capital de distrito, como se sabe, será a Cidade Europeia do Desporto já em 2016, mas o distrito de Setúbal  pode chamar de novo a si esse título, caso o município presidido por Joaquim Judas veja premiada a candidatura que apresentou no sentido de poder seguir as pisadas da capital sadina em 2018.
Almada pode ser Cidade Europeia do Desporto em 2018 

A Câmara Almada anunciou que já formalizou, junto da ACES Europe – Associação das Cidades Europeias do Desporto, a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto de 2018. “Esta candidatura, promovida pela autarquia, pretende traduzir publicamente o esforço que tem sido feito no incentivo ao desporto e à actividade física”, refere o município em comunicado sublinhando que “o concelho tem elevados índices de prática desportiva, cerca de 10 por cento acima dos níveis nacionais, aproximando-se mesmo dos valores de referência europeus”.
Para estes índices, explica a autarquia, “contribui uma ampla rede de equipamentos desportivos, à qual se soma uma forte actividade de mais de 120 associações, clubes e colectividades”. Mais, de acordo com a Câmara de Almada, entre a oferta municipal e associativa, existem no concelho “17 grandes campos de jogos, 117 pequenos campos de jogos, 28 campos de ténis, 28 pavilhões desportivos, 99 salas de desporto, nove complexos de piscinas e uma pista de atletismo”.
A Câmara de Almada defende ainda que através dos diversos programas municipais de prática desportiva, assim como no apoio ao movimento associativo, promove “o desporto inclusivo e gratuito, com ofertas diferenciadas para crianças, adultos, idosos e cidadãos portadores de deficiência”.
Os títulos de Capital e Cidades Europeias do Desporto são atribuídos, anualmente, pela ACES Europe. O título Capital Europeia do Desporto é atribuído anualmente a uma capital de um país europeu ou cidade com mais de 500 mil habitantes e o de Cidade Europeia do Desporto a cidades europeias entre 25 mil e 500 mil habitantes.
Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia procura promover o desporto informal e os estilos de vida saudáveis.

Comentários