Zona Vulnerável do Tejo em debate no Montijo

Qualidade da água e impacto na saúde pública em discussão 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, a convite da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo esteve presente na sessão de informação intitulada “Zona Vulnerável do Tejo – Diretiva Nitratos” que teve lugar no dia 20 de Novembro, na Escola Profissional do Montijo. Consideram-se como zonas vulneráveis a nitratos aquelas que drenam as águas poluídas ou em vias de o serem, consequência da excessiva e incorrecta aplicação de azoto no solo de origem agrícola.
Zonas Vulneráveis do Tejo explicadas no Montijo 

A proteção destas zonas vulneráveis é regulamentada em lei desde 28 de Agosto de 2012, também conhecida por Diretiva Nitratos, onde é delimitada a Zona Vulnerável do Tejo.
Nuno Canta agradeceu o convite, considerando a temática de muito interesse “para os agricultores, em particular, para todos aqueles que, de algum modo, se preocupam com o desenvolvimento sustentável do território”.
O presidente da Câmara do Montijo  relembrou que “é extremamente importante considerarmos este sistema integrado de gestão de nitratos numa zona tão vulnerável como a nossa, que utilizamos água dos poços ou dos furos, e essa água se for contaminada pelos tais nitratos tem grandes dificuldades em ser utilizada pelos animais e por nós próprios”, sublinhou Nuno Canta.
A sessão teve por base esclarecer os participantes sobre as medidas da directiva nesta matéria relacionada com a preservação e da qualidade da água, com impacto na saúde pública.
A iniciativa contou com o apoio do Gabinete para o Desenvolvimento, Empreendorismo e Inovação.


Comentários