Palmela cria "Espaço Cidadão" para apoio à comunidade

Edifício do centro histórico ganha nova vida 

A Câmara de Palmela criou um espaço de referência para apoio à comunidade, no coração do Centro Histórico, e acordou com a Junta de Freguesia de Palmela a sua transferência para o local, contribuindo para a dinamização do núcleo mais antigo da vila. Situado junto ao Mercado Municipal, o novo “Espaço Cidadão – Serviço de Apoio à Comunidade” irá acolher todos os serviços públicos prestados pela Junta e serviços de proximidade, entre os quais aconselhamento e apoio jurídico, com grande dignidade e conforto, e permitirá o desenvolvimento de novas dinâmicas locais, com a abertura às instituições locais, ao movimento associativo e à população de áreas polivalentes, onde poderão ser dinamizadas atividades de âmbito cultural e educativo.
Novo edifício vai receber a sede da Junta de Freguesia de Palmela  

O próprio edifício, explica a autarquia, "presta testemunho de vários séculos de ocupação humana do Centro Histórico de Palmela, e a complexa obra de recuperação e adaptação permitiu trazer à luz do dia elementos patrimoniais e arquitetónicos de grande valor, que nos ajudaram a conhecer um pouco mais sobre a história da vila". 
Espólio arqueológico recuperado durante as escavações no local e na vila, nos últimos anos, encontrará no Espaço Cidadão um ponto de exposição permanente, que se constituirá, também, como fator de animação e atração turística.
A autarquia de Palmela garante que continua, assim, a cumprir "o grande compromisso assumido com a recuperação e revitalização do Centro Histórico de Palmela, estando, já, previstos novos investimentos de vulto, nomeadamente, a requalificação do Largo do Chafariz de D. Maria I, a infraestruturação e pavimentação da Rua Serpa Pinto e a iluminação do Jardim Joaquim José de Carvalho".
O Contrato de Comodato com a Junta de Freguesia de Palmela foi aprovado, de forma unânime, em reunião pública realizada a 4 de Novembro, e será celebrado em breve.

Comentários