Montijo é mais familiarmente responsável pela sexta vez

Único município do distrito de Setúbal  familiarmente responsável 

E vão seis! A Câmara do Montijo voltou a ser distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável pelo sexto ano consecutivo. A cerimónia de entrega das distinções – atribuídas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis –, contou com a presença da vereadora Maria Clara Silva, responsável pelos pelouros da Educação e da Acção Social, a receber a Bandeira Verde em representação do município montijense.
Montijo volta a ser distinguida como autarquia familiarmente responsável  

“Este ano, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 41 municípios. Mais uma vez, a autarquia montijense foi a única da região de Setúbal a obter esta distinção, que é atribuída às câmaras que promovem políticas de apoio às famílias e aos seus funcionários, destacando-se pelas boas práticas adoptadas no sentido de criar um futuro sustentável para o seu município”, afirma o município.
O reconhecimento, de acordo com a autarquia, “resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional”.
“Um total de 104 autarquias responderam ao inquérito, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em diferentes áreas de actuação como são exemplo o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; a educação e formação; a prestação de serviços básicos, a saúde; a cultura; a cooperação e participação social; e as medidas facilitadoras de conciliação entre trabalho e família, incluindo as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários”, explica a autarquia do Montijo.
Receber novamente a Bandeira Verde de Autarquia + Familiarmente Responsável, constitui “um incentivo” na prossecução das “políticas de apoio às pessoas e às famílias do concelho e para continuar a prestar um serviço público de qualidade em áreas tão diversas como a educação, a acção social ou a cultura”, sublinhou Maria Clara Silva na cerimónia de entrega da bandeira, na cidade de Coimbra.

Observatório distingue 41 autarquias amigas das famílias 
O Observatório das Autarquias Familiarmente + Responsáveis distinguiu 41 autarquias por promoverem práticas que incentivam uma maior responsabilidade familiar. Na sétima edição destes prémios, o Observatório elevou para 32 os municípios que são distinguidos por três ou mais anos consecutivos, entre eles o de Montijo.
A prestação das autarquias foi avaliada através de um inquérito feito a nível nacional, cuja participação é voluntária, tendo o Observatório recebido resposta de 104 câmaras municipais.
Para a atribuição da bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2015” foram avaliadas áreas como o apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos (consideração do agregado familiar na cobrança de água e saneamento, por exemplo) e educação e formação.
Habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação e participação social, facilitadores (como gabinete da família ou cartão de família numerosa) e medidas de conciliação entre trabalho e família foram outros fatores ponderados.
Foram ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e família.
Segundo Teresa Ribeiro, membro do Observatório, “este prémio tem como principal objetivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família”.
Este ano foram distinguidas, entre outras, as câmaras municipais de Montijo, Lisboa, Águeda,  Coimbra, Sintra, Vila Real de Santo António, Torres Novas, Vila de Rei, Póvoa de Lanhoso, Santarém, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Braga, Angra do Heroísmo, Guarda, entre outras.

Comentários