Melides em festa a partir desta sexta-feira

 “Alcomonias” e rebuçados de pinhão na Feira de Melides

Artesanato, música, folclore e dois doces típicos da região, as “alcomonias” e os rebuçados de pinhão, são as principais atrações da Feira de Melides, no concelho de Grândola, entre os dias 20 e 22 deste mês, foi hoje divulgado. Segundo a câmara de Grândola, as “alcomonias”, doce de origem árabe e de produção caseira, confecionado com farinha torrada, açúcar ou mel e pinhões, são mesmo “uma das especialidades mais procuradas” nesta feira, já que Melides é uma das duas freguesias do país onde ainda se produzem. 
Feira apresenta o melhor da cultura e gastronomia de Melides 

A Freguesia de Melides recebe a tradicional Feira Anual de sexta-feira a domingo, um certame de entrada livre, organizado pela Junta de Freguesia com o apoio do Município de Grândola.
A presente edição tem nas “Alcomonias” e “Rebuçados de Pinhão” dois doces típicos da região, no artesanato e nos espetáculos de animação com Alexandre Pintassilgo, Flor, Falta Um, Josef Jordão e no Festival de Folclore, as principais atrações.
As famosas “Alcomonias”, doce de origem árabe, produção caseira, com características regionais e sazonais, são uma das especialidades mais procuradas na Feira de Melides. O doce em forma de losango é confecionado com farinha torrada, açúcar/mel e pinhões. Melides é uma das duas freguesias do país onde atualmente se produzem “Alcomonias”.
Na Feira de Melides os visitantes podem passear pela Feira Franca onde podem encontrar artesanato variado do Alentejo e Algarve como cestaria em vime e cadeiras de madeira, peças de barro, frutos secos, e saborear a gastronomia alentejana acompanhada de vinho da região.

Comentários