Melhores restaurantes do Alentejo estão em livro

Guia de Restaurantes Certificados do Alentejo apresentado em  Santo André


O restaurante Chez Daniel, na Costa de Santo André, em Santiago do Cacém e o Restaurante da Pousada D. Afonso II, em Alcácer do Sal, integram o Guia de Restaurantes Certificados do Alentejo, lançado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. "Trata-se de um guia de grande qualidade. Os restaurantes que o integram obedeceram a um conjunto de critérios para obter o selo de certificação", sublinha António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. A qualidade da cozinha alentejana, é apreciada por gastrónomos e críticos e elogiada por vários órgãos de comunicação nacional e internacional, como por exemplo o Daily Telegraph, que classificou a cozinha alentejana de “um paraíso para os apreciadores de comida”.
Melhores restaurantes do Alentejo apresentados em Santo André 

O livro dá a conhecer 84 restaurantes alentejanos e é o culminar do processo de estruturação do produto "Gastronomia e Vinho" que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo tem vindo a implementar. 
O guia, além da edição impressa em duas línguas (português e inglês), está também disponível na versão eletrónica eBook, que permite integrar outros restaurantes que não integraram esta primeira seleção, havendo já estabelecimentos do município de Santiago de Cacém que entretanto se mostraram interessados em acompanhar o Restaurante Chez-Daniel nesta certificação.
Além de dar a conhecer alguns dos melhores espaços de restauração da região, o guia permite também "uma importante divulgação dos município onde se inserem, como é o caso de Santiago do Cacém", realça o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que marcou presença no lançamento do Guia.

“Um paraíso para os apreciadores de comida”
O Restaurante da Pousada D. Afonso II, em Alcácer do Sal, é outro dos restaurantes de referência do Alentejo. O guia, que garante a excelência tanto dos produtos como do serviço, é para Vítor Proença um selo de “grande qualidade e que de, uma forma simples, apresenta os restaurantes”. O presidente da Câmara de Alcácer do Sal acrescentou que “hoje o cidadão exige qualidade, sendo esta uma das melhores formas de promover o Alentejo”.
O Guia está à venda nos grandes centros de distribuição livreiros e, por isso, de acesso ao grande público. O Presidente da Câmara Municipal felicitou ainda a Pousada por integrar este Guia, juntamente com o Restaurante Dona Bia, na Torre, na Comporta.
Pioneira a nível nacional, esta obra dá a conhecer diferentes espaços de restauração que, espalhados pelo território e com conceitos que variam entre o Tradicional, Típico, Familiar e Contemporâneo, têm em comum a determinação de preservar a mestria dos receituários ancestrais e a qualidade da cozinha alentejana, apreciada por gastrónomos e críticos e elogiada por vários órgãos de comunicação nacional e internacional, como por exemplo o Daily Telegraph, que classificou a cozinha alentejana de "A food lover’s paradise” (“um paraíso para os apreciadores de comida”).

Comentários