“Mecenas de Palmela” angariaram 50 mil euros

Mecenas de Palmela conhecem projectos municipais para 2016

Várias dezenas de empresários do concelho participaram no Encontro Mecenas de Palmela 2015, promovido pela Câmara de Palmela no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo. A apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido ao longo do ano, bem como dos principais projetos para 2016, foram os objetivos deste encontro, que permitiu, também, agradecer e reconhecer o importante contributo que empresas e instituições prestaram na concretização de projetos e iniciativas de grande importância para a vida do concelho – caso do “Duas (de)Mãos por Palmela”, da Feira Medieval, do Festival Internacional de Gigantes ou da Academia da Proteção Civil. Na ocasião, o município e a  Autoeuropa celebraram o contrato de comodato e o contrato promessa de compra e venda, relativos à Viatura Itinerante da Academia da Protecção Civil de Palmela.
Mecenas "patrocinam" autarquia em quase 50 mil euros 

“Ao longo de 2015, o município contou com importantes contributos de empresas e instituições na concretização de projectos que marcaram a vida do concelho. O Programa Mecenas de Palmela permitiu, nalguns casos, viabilizar e, noutros, dar uma nova dimensão a iniciativas emblemáticas nas áreas ambiental, cultural e social. Pretende-se, pois, dar continuidade à construção de parcerias, que se pretendem sólidas e duradouras, favorecendo a participação activa de empresas e instituições no desenvolvimento do território, num trabalho conjunto em prol da comunidade”, salienta a autarquia.
Mais do que os resultados, o presidente do Município, Álvaro Amaro, pretendeu destacar o processo de parceria, para o qual as empresas do concelho demonstraram grande disponibilidade e abertura, com elevado sentido de responsabilidade social e o desejo de deixar a sua marca na região. Muito satisfeito com o balanço deste primeiro ano do programa Mecenas de Palmela – que angariou mais de 50 mil euros em apoios diretos e indiretos – Álvaro Amaro revelou que os contatos estabelecidos com o tecido empresarial permitiram confirmar que os projetos municipais têm valor reconhecido, na afirmação do concelho, e deram início a um caminho conjunto, que continuará a viabilizar ou dotar de maior dimensão projetos e iniciativas, não só de iniciativa municipal, mas também do movimento associativo e da sociedade civil.
"Sentimo-nos todos dignificados com esta forma de trabalhar", concluiu o presidente da Câmara, que sublinhou que "este é um projeto que nunca está fechado, quer ao nível de projetos beneficiários, quer de investidores".
O programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, o “Março a Partir”, o Festival Internacional de Artes de Rua, a Semana da Energia ou o “Aprender a Nadar”, bem como algumas novidades como as Eco Famílias, o 1.º Meeting de Orientação, o Centro de Recolha Oficial Animal ou o Dia da Agricultura e do Mundo Rural, fazem parte do vasto pacote de projetos apresentados para 2016, em áreas como o ambiente, a cultura, o desporto, a intervenção social ou o turismo, e para os quais o município pretende estabelecer novas parcerias. 
Município e Autoeuropa parceiros na concretização da Viatura da Academia da Proteção Civil
No âmbito do Encontro Mecenas de Palmela 2015, o Município de Palmela e a Autoeuropa celebraram o contrato de comodato e o contrato promessa de compra e venda, relativos à Viatura Itinerante da Academia da Proteção Civil de Palmela. António de Melo Pires, presidente do Conselho de Gerência da Autoeuropa, marcou presença na cerimónia, onde foi, também, apresentada a viatura, uma Volkswagen Sharan, já devidamente identificada com a imagem institucional do projeto.
Formalizada a parceria, é, agora, tempo de avançar para a adaptação da viatura para transporte de material e equipamentos diversos, associados às áreas do socorro e da proteção civil, constituindo-se, também, "como suporte de exposições e ações de sensibilização", explica a autarquia. A câmara acredita que “este projecto será um contributo valioso para o aumento da capacidade individual de auto-protecção, do conhecimento sobre os riscos e, em geral, da sensibilização para estas matérias, com vista ao desenvolvimento de populações mais seguras e resilientes”.
Dentro do quadro do programa Mecenas de Palmela, a área da proteção civil foi das que mais interesse despertou junto do tecido empresarial e, com o seu apoio, foi possível concretizar rapidamente e com excelentes resultados, a Academia da Proteção Civil de Palmela. Até ao momento, já foram realizadas mais de duas dezenas de ações de formação, que abrangeram meio milhar de formandos, desde a comunidade educativa à população em geral.



Comentários