Executivo municipal do Montijo em Sarilhos Grandes

Câmara do Montijo garante mais investimento na freguesia

O executivo municipal do Montijo visitou, na terça-feira, a freguesia de Sarilhos Grandes. Numa manhã de trabalho com o presidente da Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Joaquim Batalha, os autarcas realizaram uma vasta visita ao território da freguesia, abordando in loco questões como a reabilitação do polidesportivo, a necessidade de obras de recuperação no Mercado e na Escola Básica da freguesia e a intervenção na ponte pedonal entre Sarilhos Grandes e Sarilhos Pequenos. Nuno Canta informou que a obra do polidesportivo irá avançar: “já assumimos no orçamento a recuperação do polidesportivo que incluirá a colocação de uma cobertura, de um novo piso e a reabilitação da zona envolvente”, sublinhou o presidente da Câmara. 
Autarcas dedicaram dia à freguesia de Sarilhos Grandes 

As obras no Mercado são responsabilidade da junta, ao abrigo do Acordo de Execução com a câmara. No entanto, o presidente da câmara mostrou-se disponível para colaborar numa parceria com a junta para a reabilitação daquele equipamento.
Na visita à ponte pedonal entre Sarilhos Grandes e Sarilhos Pequenos, os autarcas combinaram a necessidade premente de algumas obras de recuperação para restabelecer as condições de segurança necessárias à utilização daquela via.
À tarde, a jornada de trabalho prosseguiu com reuniões na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes, no Vasco da Gama Futebol Clube, na Escola Básica de Sarilhos, no Juventude Futebol Clube Sarilhense e na Academia Musical União e Trabalho. Todas as instituições evidenciaram as suas ambições e estabeleceram, com autarcas da câmara e da junta, as possibilidades de parceria na resolução de alguns problemas.
Destas reuniões, destaque para a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes e o seu projeto da nova sede. A câmara tem colaborado com a instituição na concretização desta ambição, quer através da cedência do terreno quer por meio de apoio técnico na elaboração do projeto de arquitetura, pois considera este projeto essencial para “dotar a freguesia de um equipamento social de grande importância”, afirmou Nuno Canta.

Aeroporto será um motor de desenvolvimento para o concelho
À noite, os munícipes da freguesia tiveram oportunidade para expor as suas preocupações, numa reunião realizada no salão da Academia Musical União e Trabalho.
Um dos munícipes presentes mostrou-se preocupado com a possibilidade do novo aeroporto no Montijo, em particular com a diminuição da qualidade de vida da população, discordando da posição favorável da câmara. Nuno Canta explicou que, efetivamente, “apesar de alguns impactos que possam ser negativos, a câmara não tem uma visão negativa do novo aeroporto, pois considera que será um motor de desenvolvimento para o concelho, uma forma de atrair mais investimento e emprego, incluindo para a freguesia de Sarilhos Grandes”.
Em debate esteve, também, a Escola Básica de Sarilhos Grandes, com o presidente a informar que “foram verificadas todas as situações com a coordenadora da escola, estando a maior parte dos problemas já resolvidos. Falta a pintura exterior do edifício que iremos realizar na próxima pausa letiva. Sobre o pessoal não docente, a escola tem um número de trabalhadores acima do rácio, existindo um problema por causa das baixas médicas que resolvemos com a deslocação de funcionárias de outras escolas”, disse Nuno Canta.
Os fregueses presentes questionaram, ainda, o presidente sobre algumas obras na via pública, concretamente, o asfaltamento da Rua Fernando Pessoa e a construção de passeio na EN11 junto à Broega.
Sobre o passeio, Nuno Canta esclareceu que foi uma das situações verificadas durante a visita com o executivo da junta e “para o ano iremos lançar um procedimento para essa obra, por forma a garantirmos maior segurança naquela zona”. O asfaltamento na Rua Fernando Pessoa está já em fase de concurso: “em 2016 teremos a situação resolvida”, concluiu o presidente da Câmara do Montijo.

Comentários