Estado do Alasca compra metade do Alegro de Setúbal

23 mil clientes passam diariamente pela superfície comercial de Setúbal 

A Autoridade da Concorrência publicou nesta segunda-feira um anúncio no qual indica ter recebido, a 6 de Novembro, uma notificação de concentração de empresas em que o centro comercial Alegro de Setúbal, detido pela Auchan – através da sua filial imobiliário Immochan –, passará para uma nova sociedade. O negócio implicará a detenção de 50 por cento do Alegro de Setúbal pelo Alaska Permanent Fund, empresa pública e organismo do Alasca, um dos 50 estados que compõem os Estados Unidos. Inaugurado há um ano, após um investimento de 110 milhões de euros para reconversão do espaço do hipermercado Jumbo, na entrada da cidade a partir da auto-estrada A2, o Alegro setubalense foi o terceiro do grupo, juntando-se aos de Alfragide e Castelo Branco. Neste primeiro ano passaram pela maior superfície comercial da cidade cerca de oito milhões de pessoas, provando a sua trajetória de crescimento e sustentabilidade, registando a presença de mais de 23 mil clientes diários. 
Alegro de Setúbal conquistou oito milhões de clientes num ano

A galeria comercial, que fez um ano de existência este mês de Novembro após um investimento de 70 milhões de euros, vai ter como novo dono um fundo de investimento estatal do Alasca. O grupo francês Auchan, que está presente em Portugal desde a década de 90 (via Companhia Portuguesa de Hipermercados), que opera sob as marcas Jumbo e Pão de Açúcar, e os centros comerciais marca Alegro, decidiu alienar 50 por cento da área comercial Alegro Setúbal.
De acordo com o anúncio da Autoridade da Concorrência, publicado esta segunda-feira, 16 de Novembro, o regulador do mercado interno foi notificado, a 6 de Novembro de 2015, da operação de concentração, que consiste na alienação de metade de uma empresa a criar que ficará com a propriedade da galeria comercial do Alegro Setúbal.
Assim, avança a Concorrência no anúncio, a operação ocorre "por aquisição, pelo Alaska Permanent Fund (APF)" de uma "participação de 50 por cento" de uma sociedade "a ser constituída com o objectivo de ser proprietária da galeria comercial do centro Comercial Alegro de Setúbal".
O imóvel em causa é "actualmente propriedade da Multicenco – Estabelecimentos Comerciais SA" – detida pelo grupo Auchan, através da sua filial imobiliária Immochan.
O APF, "detentor da APF European Holding BV", é "um fundo constitucional" do Alasca, "para gerir os activos do APF e de outros fundos do estado do Alasca designados por lei, através dos funcionários e directores da Alaska Permanent Fund Corporation, empresa pública e organismo do estado do Alasca", adianta ainda o anúncio da Concorrência.

Alegro criou 1500 postos de trabalho 
Atualmente conta com 114 lojas e já totalizou 1500 postos de trabalho gerados para a região de Setúbal, estando previstas novidades para o começo do próximo ano, como a abertura da primeira clinica médica Affidea em Portugal da marca Euromedic para o final do primeiro trimestre de 2016.Ana Santos, diretora do Alegro Setúbal, salienta: “sabemos a importância que este projeto assumiu ao nível económico e social para a região e desde o primeiro momento que trabalhamos com e para os nossos clientes, proporcionando infraestruturas e serviços inexistentes. Atingir um ano de idade superando as expectativas iniciais é bastante recompensador e poder anunciar que vamos ter uma clinica médica no centro, não poderia haver melhor fonte de motivação e retorno do nosso trabalho”.
O centro é ainda composto por nove salas de cinema com a mais moderna tecnologia, um hipermercado Jumbo, um health club, um parque diversões infantil – Drago Park, recentemente inaugurado, e diversos equipamentos desportivos e de lazer para usufruto da população.
O edifício de três pisos, um projeto arquitetónico da autoria de Mário Sua Kay já premiado, assente na modernidade e inovação tecnológica com um conceito de última geração, proporciona uma experiência digital aos seus clientes, através de paredes, mesas, ecrãs digitais e elevadores com ecrãs LED.
O Centro Comercial Alegro Setúbal, no mês que comemora o seu primeiro aniversário, assinala ainda a passagem à lista de finalistas do Prémio Mapic Awards 2015, na categoria de “Best Redeveloped Shopping Centre”, que distingue as melhores práticas no setor imobiliário de retalho internacional. Os vencedores são anunciados no próximo dia 19 de novembro em Cannes, sendo o Alegro Setúbal o único Centro Comercial em Portugal presente na competição. Entre os finalistas encontram-se também o Children Dreamhouse Mall em Moscovo, o Guildford Town Centre no Canadá e o Mall of tge Emirates no Dubai.

Comentários