Cidade de Setúbal já recebeu bandeira do Desporto 2016

Volta a Portugal volta à cidade 40 anos depois 

Setúbal recebeu na quarta-feira à tarde, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, a bandeira oficial de Cidade Europeia do Desporto 2016. A comitiva sadina, liderada pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, recebeu o galardão juntamente com as outras 32 localidades europeias nomeadas pela ACES Europe como capitais, cidades ou regiões dedicadas ao desporto. A presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, diz que para o ano há muitas atividades desportivas previstas para a serra d'Arrábida e para o rio Sado assim como a cidade vai receber a prova de apuramento de natação para os Jogos Olímpicos. Outra das grandes novidades é o regresso à cidade [e ao Distrito] de Setúbal da mais importante prova de ciclismo nacional. A Volta a Portugal passa pela cidade em Agosto de 2016. 
Setúbal recebeu em Bruxelas a bandeira a cidade do desporto 2016 

Além da presidente da Autarquia, a delegação de Setúbal contou com as participações, entre outros, do vereador do Desporto, Pedro Pina, da antiga atleta olímpica Rosa Mota e do ex-jogador de futebol do Vitória de Setúbal, Fernando Tomé.
Maria das Dores Meira sublinhou no momento da entrega da bandeira da Cidade Europeia do Desporto 2016, através da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, que o município sadino "tem concretizado uma forte aposta no setor do desporto, tanto através da organização ou apoio de eventos desportivos, quanto na requalificação de equipamentos locais destinados à prática das mais variadas modalidades".
À delegação setubalense, a que José Mourinho, atual treinador do Chelsea e natural da cidade, cuja presença estava inicialmente prevista, não se pôde associar por motivos profissionais, juntou-se ainda o eurodeputado da CDU João Ferreira e o presidente da ACES Portugal, Nuno Santos.
O programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016” foi apresentado, após a cerimónia oficial, numa sessão especial para eurodeputados portugueses e pessoal técnico do Parlamento Europeu.
A ação de promoção do programa setubalense no Parlamento Europeu foi dinamizada por Maria das Dores Meira, mas também por Rosa Mota, patrona, tal como José Mourinho, do projeto sadino a desenvolver ao longo do próximo ano.
Nesta ação, que incluiu a divulgação turística do concelho, foram partilhados os principais eixos de orientação do programa “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.
Na cerimónia, a autarca considerou que se trata de uma distinção merecida pelo município setubalense uma vez que "Setúbal tem uma política de desenvolvimento desportivo baseada na promoção do desporto para todos e no movimento associativo".
Maria das Dores Meira disse ainda que "no próximo ano, vamos realizar muitas provas importantes a nível nacional e internacional" sublinhando que há diversas federações portuguesas a marcarem algumas das principais competições para Setúbal. A ideia é aproveitar as condições naturais de Setúbal apostando em desportos de serra e de rio.

Volta a Portugal em Setúbal 40 anos depois 
Setúbal vai receber, no próximo ano, uma etapa da Volta a Portugal em bicicleta, revela o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina. “Havia uma forte vontade, fizemos esse esforço, e chegámos a acordo com a organização”, disse o autarca, confirmando que a prova rainha do ciclismo português volta a passar por Setúbal 40 anos depois da última vez.
O autarca disse ainda que o evento Setúbal 2016 vai ter um orçamento de cerca de 500 mil euros, sendo 100 mil financiados pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A candidatura sadina teve como patronos José Mourinho e Rosa Mota. A campeã olímpica assistiu à atribuição deste título garantindo que "foi uma honra fazer parte desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto, que conseguimos vencer. E o mérito é todo da Câmara de Setúbal, por tudo o que tem feito pela formação no desporto, pelo desporto para adultos".

Os quatro princípios do projeto 
As áreas programáticas do programa, que começam a ser divulgadas junto da população a partir de uma campanha com início esta sexta-feira, assentam em quatro princípios.
Através do eixo “Setúbal 2016 #Inclui | Desporto para Todos” é reconhecida e concretizada através do programa a importância da atividade física e desportiva para todos os cidadãos.
No conceito “Setúbal 2016 #Transpira | Eventos Desportivos” o programa da cidade sadina transpõe a vontade de organizar grandes competições desportivas, dedicadas a atletas de alto-rendimento e com forte componente de espetáculo para o público.
Em “Setúbal 2016 #Ensina | Qualificação e Conhecimento” o programa de Setúbal procura promover o conhecimento e a qualificação de todas as pessoas e organizações envolvidas e interessadas na temática do Desporto.
Por fim, é desenvolvida a área programática “Setúbal 2016 #Inspira | Desporto e Cultura”, através da qual o projeto setubalense vai apresentar o Desporto visto como uma manifestação cultural, pela força universal da expressão, anulando barreiras culturais, como a língua, a religião e as fronteiras geográficas.
Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pelo ACES Europe para receber este título, depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015).
Além das mais de duas dezenas de cidades europeias de desporto em 2016, são conhecidas já as cidades Capital Europeia do Desporto, uma por ano, até 2020. Praga será em 2016, Marselha em 2017, Sófia 2018, Budapeste 2019 e Málaga em 2020.


Comentários