Biblioteca de Palmela com iluminação inteligente

Mais conforto... mais poupança energética 

Encontra-se em fase de conclusão a instalação de um sistema de iluminação eficiente e inteligente na Biblioteca Municipal de Palmela. O sistema foi adjudicado por cerca de 37 mil euros e consiste num conjunto de equipamentos e software “inovadores”, que deverão trazer ao município poupanças na ordem dos 87 por cento no consumo energético, com redução da factura e das emissões de gases com efeitos de estufa, estima a autarquia.
Biblioteca de Palmela com iluminação LED inteligente 

O sistema agora instalado consiste na substituição de lâmpadas tradicionais por díodos emissores de luz (LED), detectores de presença, sensores de luminosidade e outros dispositivos e software, “que garantirão poupança mas também maior conforto e adequação da luminosidade a cada tipo de uso”, diz a câmara em comunicado enviado ao ADN.
Na prática, explica, “o utilizador decide que tipo e quantidade de luz pretende, em função do grau e tipo de ocupação das instalações, sala a sala” e “o sistema mede a presença e quantidade de pessoas, mede a quantidade de luz natural disponível e acciona a iluminação artificial garantida pelos LED, na medida do estritamente necessário”.
Este investimento insere-se na medida de reforço da eficiência energética em edifícios municipais prevista no PAESP – Plano de Acção para a Energia Sustentável de Palmela, documento que define a estratégia para o cumprimento das metas do Pacto de Autarcas, com um conjunto de acções a desenvolver pela comunidade, “representando um desafio ambicioso e motivador para todo o concelho”, sublinha o município.

Comentários