Autoeuropa de Palmela aumenta salários em 1,5 por cento

Cada trabalhador vai receber mais 20 euros e os trabalhadores a contrato passam a efectivos 

Os trabalhadores da Autoeuropa vão beneficiar de um aumento salarial de 1,5 por cento, segundo o conteúdo de um pré-acordo entre a administração da empresa e a comissão de trabalhadores. O ajustamento das remunerações  terão efeitos desde 1 de Outubro de 2015 e fixar-se-á em 20 euros, no mínimo. O documento negociado garante que não haverá despedimentos coletivos na fábrica de Palmela da Volkswagen até ao final do próximo ano, assim como inclui a promessa de que será concretizada a conversão de contratos temporários em permanentes, de acordo com as condições de mercado e a conjuntura da própria unidade. A Autoeuropa tem, atualmente, 3.752 trabalhadores. 
Trabalhadores votam documento final a 19 de Novembro 

A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa anunciou um pré-acordo com a administração da empresa que garante todos os postos de trabalho até setembro de 2016 e prevê aumentos salariais de 1,5 por cento, com atualização mínima de 20 euros.
Segundo um comunicado distribuído aos trabalhadores da empresa, o pré-acordo que vigora desde o passado dia 1 de Outubro até 30 de Setembro de 2016 prevê também a conversão de contratos temporários em permanentes, "tendo presente a situação do mercado e os indicadores internos, conforme prática corrente da empresa".
O documento, que deverá ser divulgado esta semana, depois de aprovado nos plenários de trabalhadores marcados para o dia 19 de Novembro, mantém também os prémios por objetivos, pagos em Março e em Dezembro, e garante a manutenção de 25 dias de férias, apesar da redução para 22 dias, já inscrita no Código de Trabalho.
Apesar dos custos que poderá ter de enfrentar, devido à fraude com o dispositivo de medição de emissões de gases poluentes, que terá sido instalado em automóveis vendidos um pouco por todo o mundo, o grupo alemão Volkswagen manteve os investimentos que já tinha em curso na fábrica de Palmela, que poderão atingir os 677 milhões de euros.
Os investimentos em curso vão dotar a fábrica de Palmela de uma nova plataforma que permitirá a produção de diversos modelos da marca alemã, estando prevista a atribuição de um novo veículo à Autoeuropa no final do primeiro semestre de 2017.





Comentários