18 presos por tráfico de seres humanos no Litoral Alentejano

PJ detém 18 pessoas por tráfico de pessoas, extorsão e lenocínio


18 pessoas, 13 homens e cinco mulheres, foram ontem detidas pela PJ por tráfico de pessoas, extorsão, lenocínio (incentivo à prostituição com fins lucrativos), falsificação de documentos e de associação criminosa, informou aquela polícia. Luís Neves, coordenador da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo, disse à agência Lusa que foi desmantelada uma associação criminosa, com uma "liderança forte" e com membros, na maioria estrangeiros, que se repartiam entre tarefas administrativas, coação e violência das vítimas no trabalho e transporte entre explorações. A maioria das buscas decorreram no concelho de Santiago do Cacém, Vila Nova de Milfontes e São Teotónio, em Odemira, além de outros pontos do país.
Forte disposição policial detiveram ontem 18 pessoas em todo o país 

A associação transportava imigrantes dos seus países, através de carrinhas, prometendo-lhes "bons salários, horário de trabalho, cama e roupa lavada" em explorações agrícolas, mas na chegada a Portugal esses trabalhadores não encontravam as condições oferecidas, explicou o responsável da Polícia Judiciária. 
O grupo criminoso organizado agora desmantelado era formado maioritariamente por estrangeiros, que se dedicavam à angariação de trabalhadores, mediante a promessa de melhoria de vida das vítimas que depois explorava através do recurso à violência, ameaça física e coacção, bem como à exploração sexual de mulheres e à extorsão de outras pessoas.
Tanto as mais de cem vítimas identificadas como os suspeitos detidos são, na sua grande maioria, de nacionalidade romena.
Os investigadores descrevem o grupo como muito bem organizado, com funções e tarefas rigorosamente definidas. Fonte ligada ao processo disse à Rádio Renascença que os contornos são de uma estrutura tipicamente mafiosa.
Tem uma liderança forte e violenta e vários outros patamares responsáveis pela logística, pela gestão financeira, pela segurança da própria estrutura, e ainda pela selecção, transporte, e alojamento das vítimas.

Buscas no Litoral Alentejano 
O grupo criminoso é suspeito dos crimes de tráfico de seres humanos para exploração laboral, bem como de exploração sexual de mulheres e extorsão de outras pessoas.
No decurso da operação "corda bamba" foram realizadas mais de 30 buscas domiciliárias e a empresas, nas localidades do Ameal (Torres Vedras), Olho Marinho e Usseira (Óbidos), na região Oeste, Santiago do Cacém, Vila Nova de Milfontes e São Teotónio (Odemira), Beja e Serpa, no distrito de Beja.
A PJ efetuou ainda diversas apreensões relacionadas com os crimes e identificou mais de uma centena de vítimas.
Os detidos, com idades entre 20 e os 63 anos, vão começar a ser ouvidos esta quarta-feira no Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, em Sintra, em primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.




Comentários