Setúbal aposta cada vez mais no turismo de natureza

Feira com olhos na natureza

O turismo ornitológico esteve em destaque na sétima edição do ObservaNatura, certame realizado no último fim de semana, na Herdade da Mourisca,  em Setúbal, no qual foi firmada a adesão de lojas turísticas com gestão municipal à marca nacional Natural.PT.  Workshops, palestras, passeios pela natureza e atividades de educação ambiental foram atrativos do evento. Perto de um milhar de pessoas passou pelo recinto do certame dedicado ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.
ObsrservaNatura mostrou o melhor do turismo de natureza 

Na sessão de abertura do evento, a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, vincou “a qualidade e o sucesso” do ObservaNatura, certame realizado “num espaço privilegiado para a observação de aves” e que nesta edição apostou na “divulgação da marca Natural.PT”.
A Natural.PT é uma marca que procura valorizar e promover, de forma integrada, produtos e serviços de excelência associados às áreas protegidas de Portugal continental, e constitui uma aposta na biodiversidade, na economia, no património e na identidade portuguesa.
Os contratos de licença para uso da marca e do logotipo Natural.PT nas lojas da Casa da Baía e do Moinho de Maré da Mourisca foram assinados entre a Câmara de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade titular da marca nacional.
A marca passa a estar presente na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca, dois espaços de índole turística com gestão da Câmara Municipal e nos quais são comercializados e promovidos produtos regionais referenciados no Parque Natural da Arrábida e na Reserva Natural do Estuário do Sado.
“É especialmente importante saber que, associados a esta marca, podemos contribuir para a valorização e promoção dos valores e, mais do que isso, dos deveres associados às áreas naturais, em que, aliás, o concelho é bastante rico”, realçou a autarca a propósito da adesão das lojas à marca nacional.

Cidade pode potenciar turismo natural 
Sobre a intervenção nas áreas naturais, Maria das Dores Meira destacou o “enorme esforço nos últimos anos [da Câmara Municipal de Setúbal] para potenciar a oferta extraordinária, divulgando intensamente a Serra da Arrábida e os seus incomparáveis atributos e o Estuário do Sado”.
Na sessão de abertura do ObservaNatura, que contou com as participações de Sofia Castel-Branco da Silveira, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e de João Madeira, da Troia Natura, a presidente da Câmara de Setúbal vincou, igualmente, a importância turística do Moinho de Maré da Mourisca.
“É um espaço privilegiado e de referência para a observação de aves, que a Autarquia muito tem acarinhado e promovido, até como parte da estratégia turística em matéria de turismo de natureza”, afirmou a autarca, para indicar que aquele é um equipamento “muito procurado por turistas nacionais e estrangeiros”.
Maria das Dores Meira avançou ainda que o turismo ornitológico é apenas um dos muitos motivos de interesse na região. “Setúbal e a Arrábida têm hoje, mais do que nunca, as portas abertas para quem as visitar”, salientou.
Sublinhou que o município está “a afirmar Setúbal como a grande capital que é com a requalificação urbana da cidade e do concelho, tornando-os mais atrativos para os que visitam e criando mais qualidade de vida para os residentes”, com o reforço “do posicionamento e da notoriedade da região como destino turístico”.

Turismo de natureza em grande destaque 
Evento atraiu um milhar de pessoas ao Moinho da Mourisca
A sétima edição do certame contou com duas tendas de grandes dimensões – o Espaço Natural.PT e o ObservaNatura – reservadas a workshops e comunicações, a par de uma área de stands, na qual marcaram presença cinco dezenas de expositores, e de uma zona dedicada à educação ambiental.
Especialistas nacionais e internacionais em áreas como a biodiversidade, as energias renováveis e o turismo de natureza dinamizaram perto de três dezenas de palestras, enquanto no âmbito da educação ambiental foram promovidos diversos workshops, como anilhagem e observação de aves e construção de ninhos para pássaros.
Já nas imediações do Moinho de Maré da Mourisca funcionou um espaço dedicado a atividades recreativas, como passeios de barco e circuitos pedestres de natureza, com algumas das ações programadas a ser canceladas devido à ocorrência de condições meteorológicas adversas.
O certame foi organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Reserva Natural do Estuário do Sado em parceria com a Câmara de Setúbal, a Troia Natura e o Natural.PT.

Comentários