SeixalJazz arranca esta sexta-feira no Fórum Cultural

Uma ciagem marcada pelo cruzamento de várias linguagens jazzísticas

Nos dias 16, 17, 22, 23 e 24 de Outubro, a edição de 2015 do SeixalJazz apresenta um cartaz multifacetado e marcado pelo cruzamento improvável de várias linguagens jazzísticas. A iniciativa tem lugar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Pela primeira vez, o festival recebe um concerto de jazz manouche, protagonizado pelo trio do holandês Paulus Schäfer. O gypsy jazz deste exímio guitarrista, em estreia em Portugal, abre de forma inédita o SeixalJazz e traz ao Auditório Municipal do Seixal o estilo jazzístico introduzido por Django Reinhardt na década de 1930. Segundo o site da Câmara do Seixal, a aquisição dos bilhetes pode ser feita no Fórum Cultural do Seixal, com um custo de 10 euros para cada concerto ou 40 euros para quem pretende assistir aos cinco dias do festival. Os reformados, trabalhadores da autarquia do Seixal e jovens até aos 25 anos vão poder usufruir de um desconto de 25 por cento.
Melhor jazz do mundo de regresso ao Seixal em Outubro 

No dia 17 de outubro, atua no SeixalJazz uma das maiores referências do jazz nacional e, certamente, um dos músicos de jazz portugueses com maior projeção internacional. O contrabaixista Carlos Bica sobe ao palco para liderar o seu projeto mais notável e inconfundível, o Trio Azul. A sonoridade e a história deste grupo confundem-se com a do próprio Carlos Bica que, com Frank Möbus e Jim Black, forma um trio definido pela originalidade e longevidade.
A segunda semana do festival começa no dia 22 de Outubro com o quarteto do saxofonista Jerome Sabbagh. Nascido em França, mas radicado em Nova Iorque, Sabbagh tem entusiasmado o público e a crítica com os seus registos discográficos originais e ecléticos. Suportado pela energia incomparável de Ben Monder, Joe Martin e Mark Ferber, o saxofone inebriante de Jerome Sabbagh promete um concerto surpreendente.
No dia seguinte, volta o jazz nacional e um dos seus melhores intérpretes e criadores: o saxofonista Rodrigo Amado traz-nos o seu Motion Trio, com Gabriel Ferrandini, Miguel Mira e um convidado especial no piano, Rodrigo Pinheiro. Assim, o SeixalJazz prepara-se para acolher um concerto com músicos verdadeiramente inventivos, que seguem convictamente o caminho da livre improvisação.
No último dia, o SeixalJazz 2015 apresenta outro saxofonista ilustre, o norte-americano Gary Bartz. Dono de uma extensa e prolífica carreira, marcada por colaborações com músicos tão brilhantes como Miles Davis, Art Blakey ou Max Roach, Gary Bartz dispensa grandes apresentações. Desde muito cedo apontado como um dos saxofonistas soprano mais entusiasmantes desde Cannonball Adderley, experimentou variados estilos, mergulhou no jazz eléctrico, passou pelo free-jazz, pelo funk-jazz, pelo pós-bop e no caminho venceu um Grammy. No SeixalJazz apresenta-se no seu quarteto com Barney McAll, James King e Greg Bandy.
Paralelamente, um concerto comentado do quinteto do trompetista Gonçalo Marques, no dia 21 de Outubro, quarta-feira, marca o início do projeto pedagógico A Escola Vai ao SeixalJazz. A atividade é dirigida a alunos e professores das escolas básicas do concelho do Seixal~que vão fazer parte do novo projeto designado por “A escola vai ao SeixalJazz” e que irá contar também com a colaboração do quinteto do trompetista Gonçalo Marques num concerto comentado.
A realização do evento, como já vem sendo hábito, terá lugar no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, cuja sala tem a capacidade de poder acolher um máximo de 345 pessoas. O SeixalJazz é "já um evento de referência para quem aprecia este tipo de sonoridade e é realizado anualmente desde 1996, trazendo todos os anos algumas personalidades de renome e este ano não será diferente", explica a Câmara do Seixal ao ADN.  
Espera-se que a lotação da sala seja preenchida na totalidade em todos os concertos, pelo que a aquisição do bilhete deverá ser feita com alguns dias de antecedência no Fórum Cultural do Seixal ou também na Agência de Bilhetes para Espetáculos Públicos (ABEP), nos Restauradores, em Lisboa. Para facilitar a aquisição dos ingressos é possível também efetuar reservas de bilhetes individuais por e-mail ou telefone, sendo que a reserva irá manter-se válida até uma hora antes do início do espetáculo.

Comentários