Secundária Alfredo da Silva reabre hoje no Barreiro

Escola pronta a receber os 700 alunos depois da reparação do telhado 

A escola básica e secundária Alfredo da Silva, no Barreiro, que esteve encerrada na última semana, vai reabrir esta segunda-feira, anunciou  a direção da escola. "Informamos que as atividades letivas serão retomadas no próximo dia 26 de Outubro", refere a direção em comunicado publicado no seu sítio oficial. A situação da escola tem preocupado tanto a comunidade do Barreiro como os partidos políticos. PS e PSD reuniram com a diretora da escola. Os socialistas lembram que "o fecho da escola implica ainda a impossibilidade de um número significativo de alunos – nomeadamente os de famílias mais carenciadas – ter acesso às suas refeições, assim como ao seu enquadramento social e pedagógico diário". O PSD “estranha muito do que tem vindo a público e que não corresponde à verdade”, afirmando que quando o problema se colocou, o Ministério desbloqueou rapidamente a verba para a sua resolução. 
Escola reabre esta segunda feira depois da intervenção no telhado 

Os ventos fortes registados no dia 17 de Outubro fizeram com que parte do telhado da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, frequentada por cerca de 700 alunos, voasse, sendo esta a terceira vez que tal acontece desde as obras na cobertura realizadas no ano passado.
A escola tinha reaberto no dia 14 de Outubro, depois de mais de uma semana encerrada devido à queda de uma parte da cobertura. No dia 17 caiu a outra parte e o estabelecimento voltou a ser encerrado.
"A decisão foi tomada tendo em conta que a remoção das placas que se encontravam soltas já foi efetuada e que a reparação e reforço de toda a cobertura já se encontra numa fase avançada", refere o documento.
A direção salienta que a maioria dos espaços exteriores continuará vedada e que as entradas serão efetuadas pelo portão do Largo Bento de Jesus Caraça.
"Foram ouvidos os docentes, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Associação de Estudantes, que emitiram um parecer favorável quanto ao retomar célere das atividades letivas", acrescenta.
Apesar da reabertura da escola, "A direção continua a assumir o compromisso de solicitar um parecer técnico sobre a boa execução dos trabalhos, aquando do términus da obra", concluiu.

PS e PSD atentos à situação da escola
A situação da escola tem preocupado tanto a comunidade do Barreirocomo os partidos políticos. PS e PSD reuniram com a diretora da escola. O deputado Eduardo Cabrita acompanhou a JS em visita à Alfredo da Silva. O deputado socialista mostrou particular preocupação pela "suspensão das aulas", lembrando ainda de que "o fecho da escola implica ainda a impossibilidade de um número significativo de alunos – nomeadamente os de famílias mais carenciadas – ter acesso às suas refeições, assim como ao seu enquadramento social e pedagógico diário".
Eduardo Cabrita realçou  o comprometimento dos professores no sentido de ser assegurada a recuperação das aulas até agora perdidas pelos alunos.
"A preocupação e empenho em normalizar a atividade escolar é um excelente exemplo da salvaguarda do interesse dos alunos e da defesa da escola pública", disse o deputado socialista.
"O PS espera que o Ministério da Educação também assuma as suas responsabilidades e exige que a necessária intervenção nas infraestruturas (cobertura) desta escola seja rápida e segura, com a devida garantia técnica", refere ainda o  PS em comunicado enviado ao ADN.
"A Escola Alfredo da Silva sempre foi uma referência no Barreiro e está a percorrer um caminho de revitalização, nomeadamente ao nível da sua oferta para aumentar o número de alunos, o qual não pode ser abalado por estes acontecimentos", concluíram os socialistas.
Os social-democratas também andaram pela  Escola Secundária Alfredo da Silva. Bruno Vitorino acompanhou  uma delegação do PSD e da JSD do concelho. O deputado  “estranha muito do que tem vindo a público e que não corresponde à verdade”, afirmando que quando o problema se colocou, o Ministério desbloqueou rapidamente a verba para a sua resolução, lembrando que “há regras e procedimentos que têm de ser cumpridos, que fazem com que as coisas demorem algum tempo a ser resolvidas”.
"Há um problema motivado por uma obra mal feita por uma empresa que já faliu. Esse problema tem de ser encarado e resolvido, como aliás a Direção da Escola tem tentado fazer. Garantindo a segurança de alunos, professores e funcionários, mas trabalhando para o resolver”, acrescentou o deputado do PSD eleito por Setúbal.

Comentários