Moita lança Plano de Ação para a Energia Sustentável

Concelho deseja reduzir em 23 por cento emissões de CO₂ até 2020 

O município da Moita prevê reduzir as emissões de CO₂, em 23 por cento, até 2020, com a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável. O documento, criado no âmbito da adesão do município ao Pacto de Autarcas, foi apresentado publicamente, ontem de manhã, na Biblioteca Municipal Bento se Jesus Caraça, na Moita, altura em que foi também entregue a “Distinção a Pedal” ao munícipe João Marmota, pelo uso preferencial da bicicleta como meio de transporte há 40 anos. O projeto tem por objetivo a "promoção da eficiência energética (por via da substituição tecnológica e da mudança comportamental), a expansão da utilização de energias renováveis e a redução da dependência de combustíveis fósseis, prevendo um investimento global de quatro milhões 774 mil euros", diz a Câmara da Moita que quer que este compromisso "se estenda às famílias e demais agentes locais". 
Moita quer  investir forte  na energia sustentável 

Tendo em linha de conta as preocupações com a sustentabilidade ambiental, a Câmara da Moita, resolveu aderir ao Pacto de Autarcas, em Abril de 2014. Esta é, diz a autarquia, "uma iniciativa ambiciosa e voluntária, que envolve as autarquias locais no compromisso comum de melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, contribuindo para o combate ao aquecimento global".
Para tornar possível este desafio, a autarquia da Moita, com o apoio técnico da S.energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita e Montijo, elaborou um Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município da Moita (PAES Moita).
O PAES Moita, cuja versão preliminar está já concluída, foi agora apresentado publicamente e contempla a implementação de 21 medidas repartidas por vários domínios de intervenção – edifícios municipais, equipamentos e instalações municipais, setor terciário, edifícios residenciais, iluminação pública, indústria, transportes, sensibilização e gestão –, "que abrangem todos os setores de atividade e diferentes atores económicos e sociais do concelho da Moita", explica a autarquia.  
Tem por objetivo a "promoção da eficiência energética (por via da substituição tecnológica e da mudança comportamental), a expansão da utilização de energias renováveis e a redução da dependência de combustíveis fósseis, prevendo um investimento global de quatro milhões 774 mil euros", diz a Câmara da Moita.

Autarquia quer população unida neste compromisso 
A autarquia pretende que este compromisso "se estenda às famílias e demais agentes locais".  Para tal o PAES Moita contempla mecanismos de participação e envolvimento de diferentes serviços municipais, empresas, escolas, instituições particulares de solidariedade social, associações locais e famílias, empresas de transporte coletivo, de gestão de resíduos, estabelecimentos de ensino profissional e da população em geral.
O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, destacou, na apresentação deste documento, a importância, no que diz respeito à temática do ambiente, de “agir local e pensar global”. “O que está em causa é a nossa civilização”, afirmou, apelando ao envolvimento de todos na construção deste Plano.
Os contributos podem ser enviados através do e-mail: pactodeautarcas@mail.cm-moita.pt.
O PAES Moita está disponível para consulta no sítio de internet do Município.

“Distinção a Pedal”
João Marmota recebeu  a "Distinção a Pedal" pela autarquia da Moita
O munícipe João Lopes Guerreiro Marmota, de Alhos Vedros, que completa 81 anos a 29 de Novembro próximo, recebeu, na mesma ocasião, pelas mãos do presidente da Câmara  da Moita, Rui Garcia, a “Distinção a Pedal”, pelo uso preferencial da bicicleta como meio de transporte há 40 anos, um veículo com menor impacto no meio ambiente, pela ausência de emissão de gases com efeito de estufa.
João Marmota nunca quis tirar a carta de condução. Comprou a sua primeira bicicleta quando trabalhava na CP, e, desde que se reformou, este é o seu meio de transporte principal. Atualmente, trabalha voluntariamente na CACAV, em Alhos Vedros, e faz parte da Direção da Associação de Reformados de Alhos Vedros. Na sua terra, é conhecido como “o bombeiro” e destacado pelo seu voluntarismo e pela sua boa disposição. Anda de bicicleta há 40 anos e todos os dias faz uma média de 7 a 10 km, sempre devagar. E aconselha a todos: faz bem à saúde e ao ambiente.
“A pedalar é que vamos conseguindo viver e melhorar o ambiente”, afirmou João Marmota, na ocasião, agradecendo à autarquia  a distinção e, ainda, as “ciclovias que a Câmara da Moita tem construído”. “Sinto-me sempre seguro”, afirmou.

Comentários