Moita aprova Transportes Coletivos do Barreiro

"É uma realidade ambicionada pelas populações" 

A Câmara da Moita aprovou, por unanimidade, um protocolo de entendimento com a Câmara do Barreiro para que os TCB façam carreiras dentro do concelho da Moita. Os Transportes Coletivos do Barreiro são um serviço municipalizado da Câmara do Barreiro, que efetuam carreiras rodoviárias em todo o concelho. O protocolo prevê que os Transportes Coletivos do Barreiro possam efetuar carreiras no concelho vizinho da Moita. Assim, de acordo com a Câmara da Moita, vão existir duas carreiras em circulação que irão servir, numa primeira fase, a Baixa da Banheira, a zona central de Alhos Vedros e o Vale da Amoreira, com a possibilidade de servir a escola. As novas carreiras dos TCB na Moita são para entrar em funcionamento no início de 2016.
Autocarros da TST passam e fazer carreiras no concelho na Moita 

“O concelho é muito deficiente ao nível da mobilidade. Os transportes rodoviários que servem o concelho têm uma filosofia intraurbana e é uma diferença abissal o que os TST fazem na Moita e o que os TCB fazem no Barreiro, porque são um serviço urbano”, disse Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita.
O autarca referiu que a alteração do regime jurídico de transportes permite a extensão de duas carreiras dos TCB ao concelho da Moita, passando pela Baixa da Banheira, Alhos Vedros e Vale da Amoreira.
“Isto não é a solução definitiva para os problemas de mobilidade da Moita, porque existem zonas do concelho que não ver servidas pelos TCB, é apenas uma etapa. Agradeço também a solidariedade da Câmara do Barreiro, pois não é daqui que vem riqueza para os transportes”, salientou.
O serviço complementar será prestado numa base tarifária de referência, mantendo os TCB o valor comercial dos títulos próprios, a sua validade temporal e espacial. O financiamento desta extensão de linhas resultará de receitas próprias dos TCB e da receita gerada pela procura face ao alargamento.
O protocolo de entendimento foi aprovado por unanimidade na reunião que decorreu na freguesia do Gaio/Rosário, na sede da Banda Musical do Rosário, com os vereadores eleitos pelo PS e pelo BE a saudarem a iniciativa.
As novas carreiras dos TCB na Moita são para entrar em funcionamento no início de 2016.

"Traçar caminhos de novas oportunidades"
Já antes,  Rui Lopo, vereador da câmara do Barreiro, dizia que “a relação dos TCB como concelho vizinho da Moita é antiga. Existem carreiras que percorrem os limites entre os dois concelhos todos os dias, várias vezes por dia, e é uma ambição tanto do Barreiro tanto da Moita, ampliar este serviço”. O autarca com o pelouro dos transportes, referiu ainda que nos últimos meses se intensificaram os estudos entre as duas autarquias para analisar a viabilidade de as carreiras dos TCB passarem a prestar serviço no interior do concelho da Moita.
"Vamos levar a sessão de Câmara um protocolo com a Câmara da Moita que inicia os trâmites legais e formais para que possam ocorrer nos próximos meses as carreiras na Moita. É uma realidade ambicionada pelas populações", disse Rui Lopo, o mês passado à Lusa.
"Está aberto o caminho que o crescimento dos TCB e para traçar caminhos de novas oportunidades, tem é que se manter o rigor na avaliação da capacidade financeira. O quadro jurídico que está instalado deixa claro que as competências sobre esta matéria são municipais. Agora é normal que outros operadores, que operam na região, queiram conversar para perceberem este caminho", afirmou.
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, referiu que este é um passo importante que era perseguido há muito tempo.
"Este é um passo fácil de dar, mas existia um bloqueio legislativo. Com a alteração ao regime jurídico dos transportes esse bloqueio desapareceu e vamos avançar, embora com passos cautelosos", defendeu o autarca da Moita.
Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, com os vereadoras Rui Lopo e Regina Janeiro, marcaram presença na reunião de Câmara da Moita que aprovou, oficialmente, a entrada do TCB em território da Moita.



Comentários

  1. Aleluia, Finalmente boa decisão.
    Finalmente podermos ter um passe único para Barreiro/ Moita e Lisba sem gastar um balúrdio, certamente esta decisão vai garantir um crescimento da zona, nem que seja pelo aumento da mobilidade, porque sejamos sinceros que os TCB garantem um serviço de qualidade bastante razoável
    Só lamento não poder começar já este ano com as novas rotas... mas estamos de Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário