Mercado Municipal de Pinhal Novo recebeu 4ª Feira Sénior

Sensibilizar para a importância do envelhecimento ativo

No âmbito das comemorações do Outubro Maior 2015, programa que assinala o Dia Internacional das Pessoas Idosas, o Mercado Municipal de Pinhal Novo acolheu, na terça e quarta-feira, a 4.ª edição da Feira Sénior do Município. A iniciativa - uma organização da Câmara de Palmela e das IPSS do concelho - teve como tema o Envelhecimento Ativo e conta com o apoio de agentes económicos e sociais locais, num total de cerca de duas dezenas de entidades. A autarquia, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho,  na área das pessoas idosas e agentes económicos locais, promove, ao longo do mês, a iniciativa “Outubro Maior”. Uma iniciativa para "sensibilizar para a promoção do envelhecimento ativo e para a importância do papel destas gerações na sociedade são os objetivos centrais do Mês das Pessoas Idosas 2015", explica a autarquia de Palmela. 
Mercado de Pinhal Novo recebeu mais uma edição da feira sénior

Aulas abertas de atividades gímnicas, exercício e mobilidade articular, a atuação de grupos corais e musicais, a realização de oficinas temáticas (Espaço Tricotar Saberes, Espaço Saúde e Clique Sem Idade) e a gastronomia tradicional, com a presença da Sopa Caramela, foram alguns dos motivos para visitar a Feira Sénior, que contou, na abertura, com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Álvaro  Amaro e do vereador Adilo Costa. Na sua intervenção, Álvaro Amaro sublinhou as parcerias que contribuem para o sucesso desta iniciativa, "que dá visibilidade à comunidade local, enquanto montra das suas realizações".
A Feira Sénior convidou à partilha de experiências e saberes e valoriza a solidariedade intergeracional. Este ano, integrou, também, um momento de homenagem aos 16 trabalhadores (e uma funcionária a título póstumo) da autarquia aposentados entre Julho de 2014 e o presente mês.
Assinalar o Dia Internacional das Pessoas Idosas e sensibilizar para a promoção do envelhecimento ativo e para a importância do papel destas gerações na sociedade são os objetivos centrais do Mês das Pessoas Idosas 2015.
O programa comemorativo, que decorre em todas as freguesias, "constitui um convite à cidadania ativa da população 55+, partilha de experiências e saberes, valorizando a igualdade de oportunidades, a educação ao longo da vida e a solidariedade intergeracional, e integra um vasto conjunto de atividades", conta a autarquia de Palmela ao ADN.

Autarquia apresentou cartão municipal idade maior 
Lembre-se que no inicio do mês, a Câmara de Palmela apresentou o Projeto Cartão Municipal Idade Maior. Álvaro Amaro, presidente da autarquia de Palmela, lembrou que, "o processo de adesão a este cartão foi simplificado e possui mais vantagens, com parcerias nas áreas da saúde, desporto, bem-estar, moda ou decoração, entre outras".
O Cartão Municipal Idade Maior vem substituir o anterior e é uma medida de inclusão social do Município, destinada à população com 60 ou mais anos, residentes no concelho, promovida pela autarquia, em parceria com o comércio local, empresas e outros agentes económicos.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, que sublinhou a importância "dos exemplos de vida e de trabalho" transmitidos pela população idosa e o vasto programa comemorativo do Outubro Maior, que tem como tema o Envelhecimento Ativo, com iniciativas desenvolvidas em equipamentos municipais, espaços públicos e nas IPSS.
O autarca explicou que, "o processo de adesão a este cartão foi simplificado e possui mais vantagens, com parcerias nas áreas da saúde, desporto, bem-estar, moda ou decoração, entre outras".
Recordou, também, que "a Câmara Municipal criou um conjunto de medidas de apoio que combatem o isolamento e promovem a atividade física e psíquica desta faixa da população, com destaque para os Projetos Clique Sem Idade, 50+ e Conversas Informais", concluiu o autarca.O Cartão Municipal Idade Maior é gratuito e poderá ser solicitado junto dos Postos de Atendimento Municipal de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo ou na Loja Móvel do Cidadão. Consulte o Guia Informativo e o Guia de Aderentes em www.cm-palmela.pt.



Comentários