Hospital do Litoral Alentejano vai ter consultas de psiquiatria

Hospital de Santiago do Cacém vai ter consultas semanais 

Com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, foi consumada uma aspiração muito antiga: no Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, passam a ser realizadas consultas de psiquiatria. Os responsáveis classificam a questão da psiquiatria como “muito relevante, tendo em conta a nossa região e a sua dimensão, o facto de muitas pessoas estarem em isolamento e também pelo facto de sentirmos que isto pode ser o início da existência de um serviço de psiquiatria na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano”, diz o presidente do concelho de administração desta unidade de saúde. 
Psiquiatria chega ao hospital de Santiago do Cacém 

Três médicos psiquiatras do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa asseguram às segundas e terças-feiras consultas da especialidade no hospital de Santiago do Cacém e também no Centro de Saúde de Odemira (terças-feiras), concelho que regista as mais altas taxas de suicídio do país e até da Europa.
O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano , Jorge Sanches, classifica de “muito relevante” a realização de consultas de psiquiatria no litoral alentejano, uma região onde vivem muitas pessoas isoladas. “O início das consultas da especialidade pode viabilizar num futuro próximo a existência de um serviço de psiquiatria na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano”, acredita o responsável da unidade de saúde.
Jorge Sanches, classifica a questão da psiquiatria como “muito relevante, tendo em conta a nossa região e a sua dimensão, o facto de muitas pessoas estarem em isolamento e também pelo facto de sentirmos que isto pode ser o início da existência de um serviço de psiquiatria na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano”.Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, interpreta a assinatura do memorando como a satisfação de uma necessidade sentida pelos cinco presidentes de câmara do Alentejo Litoral (Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira). Expuseram há ano e meio, ao ministro da Saúde, Paulo Macedo, as razões por que consideram importantes e prioritárias as consultas de psiquiatria numa região,
É uma resposta para o Hospital, que serve todo o Alentejo Litoral. É sabido que a questão da saúde mental é algo que nos preocupa há muito tempo. Os cinco presidentes de câmara reuniram, há ano e meio, com o Ministro da Saúde, altura em que lhe colocámos um conjunto de problemas, e em que a questão da saúde mental e da psiquiatria foram apresentadas como prioridades. É com enorme satisfação que vemos agora este protocolo. Passa a haver uma resposta nesta área, que é muito necessitada. Alguns dos concelhos do nosso Litoral Alentejano têm das maiores taxas de suicídio a nível nacional, em particular Odemira, que é sempre um caso muito falado”, disse o autarca de Santiago do Cacém,
 Álvaro Beijinha espera que, progressivamente, se possa “replicar este bom exemplo a outras especialidades que também fazem muita falta”.

Comentários