Ana Chaves deixa Câmara de Alcácer do Sal

Vice-presidente deixa autarquia por "motivos pessoais e familiares" 

A  vereadora e vice-presidente da Câmara  de Alcácer do Sal, Ana Chaves, renunciou ao mandato para que foi eleita em 2013, por “motivos familiares e pessoais”. A decisão foi anunciada a semana passada durante a reunião pública do executivo municipal, em que foi comunicada a justificação dada pela eleita da CDU. Assim, a autarquia reúne esta segunda-feira para dar posse ao novo vereador Nuno Pestana, redistribuir os pelouros e nomear novo vice-presidente. 
Ana Chaves (ao centro) deixa cargo de vice-presente na autarquia 

Na missiva de despedida, Ana Chaves justifica a renúncia a meio do mandato com “questões da vida pessoal, enquanto mãe o que exige de mim uma maior dedicação”, adiantando que “embora triste por ter de abandonar este projecto, saio com a consciência do dever cumprido”.
A, até agora, número dois de Vítor Proença no executivo CDU acrescenta que assumiu o cargo “da forma mais empenhada e competente possível” e que procurou cumprir “os compromissos assumidos para com a população, os trabalhadores do município e o projecto político do partido e coligação [CDU] pelos quais concorri”.
O presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, disse compreender os motivos apresentados por Ana Chaves, e convocou para esta segunda-feira uma reunião extraordinária de Câmara para dar posse ao novo vereador Nuno Pestana, para fazer a redistribuição de pelouros e a nomear o novo vice- presidente, que substitui o presidente nas suas ausências e impedimentos.
Ana Chaves foi nomeada, em 2007,  mandatária regional pelo Movimento Democrático das Mulheres na Campanha da Interrupção Voluntária da Gravidez. Educadora Socioprofissional, integrou uma equipa multidisciplinar que acompanhava famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, na sequência de um protocolo firmado entre a Segurança Social e o Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado, e foi membro do Executivo da Comissão Concelhia de Alcácer do Sal do PCP.
Em 2013, na sequência do escrutínio autárquico de setembro que deu a vitória à CDU (coligação PCP-PEV), foi eleita vereadora permanente da Câmara de Alcácer do Sal e vice-presidente. Tinha a seu cargo as áreas da Educação, Ação Social, Saúde, Juventude, Feiras e Certames, Desporto e Movimento Associativo, Cedência de viaturas a entidades e Recursos Humanos.
O novo vereador chama-se Nuno Miguel Pestana, é natural e residente do Torrão, tem 39 anos de idade, desempenha funções, desde 2013, de secretário do gabinete de apoio à vereação na Câmara de Alcácer do Sal. Ana Luísa Soares e Manuel Vítor Jesus são os restantes vereadores [além do presidente Vítor Proença] eleitos pela CDU, em Alcácer do Sal.


Comentários