Alunos de Alcochete em Maratona de Leitura

Uma forma de estimular a imaginação dos alunos 

A Maratona da Leitura decorreu ontem na Escola Básica 2,3 El-Rei D. Manuel I, em Alcochete, contando com a participação de alunos do pré-escolar ao ensino secundário, professores, funcionários, pais e outros representantes da comunidade.Esta iniciativa está enquadrada no plano de atividades de cooperação da Rede de Bibliotecas de Alcochete e foi organizada e acolhida pela directoria da escola. No período da manhã, a Maratona da Leitura registou a participação das vereadoras da Educação e da Cultura, do presidente da Junta de Freguesia de São Francisco e da representante da Rede de Bibliotecas Escolares.
Maratona da Leitura decorreu na EB El-Rei D. Manuel I em Alcochete 

A vereadora da Educação, Susana Custódio, destacou que a iniciativa promove a leitura e é transversal a todos os níveis de ensino. “É uma iniciativa que já tem alguma tradição e é sempre um bom momento de partilha, em que cada um dos convidados partilham as suas leituras em voz alta e mostram um pouco de si e das suas preferências”, salientou a autarca de Alcochete.
A escolha de Susana Custódio recaiu sobre duas histórias de António Torrado; “Há coisas assim” e “O vizinho de cima”, leituras que comparam uma árvore às pessoas e que apelam à tolerância, transmitindo valores, que segundo a autarca, devem ser fomentados nas gerações mais novas para termos “uma sociedade mais equilibrada”.
“Visita dos domingos” de Matteo Gubellini, foi a obra escolhida pela vereadora da Cultura, Raquel Prazeres. “Gosto muito desta iniciativa e de tudo o que tenha a ver com os livros e a cultura”, sublinhou a autarca.
Para Raquel Prazeres, a Maratona da Leitura “é uma forma de estimular a imaginação porque cada um que lê, vê uma história diferente”. “Esta maratona da leitura cria muito entusiasmo nos miúdos porque eles também se vêm mostrar e ouvir, o que é sempre positivo”, acrescentou a responsável pela pasta da cultura em Alcochete.
Com a coordenação dos professores e educadores, os alunos de várias idades ouviram e recitaram textos da língua portuguesa e estrangeira ao longo do dia, numa verdadeira maratona da leitura, que contou também com a participação da Andante Associação Artística.

Comentários