Mourisca recebe festa da gastronomia do Sado

Festa do Moinho de Maré da Mourisca arranca na sexta-feira 

Artesanato, música, passeios, exposições e gastronomia são algumas das propostas da 16.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, certame que se realiza nos dias 28, 29 e 30, no Faralhão, em Setúbal. A gastronomia, em tasquinhas, é um dos principais interesses do certame, na Herdade da Mourisca, onde são servidos, ao longo de três dias, petiscos tradicionais da região e do Estuário do Sado, com a ostra em destaque. No recinto existem ainda diversos expositores com produtos artesanais, assim como espaços de instituições e associações.
Gastronomia é o ponto forte das festas da Mourisca 

O evento, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, com o apoio da Câmara de Setúbal, conta com um programa de atividades, logo após a abertura das portas do recinto, marcada para o dia 28, às 19 horas.
A exposição de fotografias “As Ostras do Sado na Memória de um Povo”, uma mostra que retrata a vida dos apanhadores de bivalves na década de 60 é inaugurada às 20 horas, no Moinho de Maré da Mourisca. Meia hora depois, a inauguração oficial do certame é assinalada com um apontamento musical pela fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.
O primeiro dia de festa inclui um serão com muita música, com Carina Martins, às 21h30, e Fernando Correia Marques, às 22h30, a que se segue, uma hora depois, um baile animado por Fátima Dias.
A qualidade dos produtos típicos da região está em evidência, além das tasquinhas gastronómicos, no já habitual concurso de gastronomia, doces e de licores, que se realiza no dia 29, às 13 horas.
O programa deste dia, sábado, prossegue com um torneio de malha corrida, às 16 horas, a que se seguem várias demonstrações, como zumba, às 18 horas, ioga, às 18h45, e sevilhanas, às 19 horas. Ao início da noite está marcado um desfile de moda, com a apresentação da coleção da estilista Ester Gomes e às 21h30 o palco das festas recebe a Capricho Big Band. A fechar a noite, a partir das dez da noite, há baile com os Irmãos Cabanas.
No último dia de certame, a 30, há um passeio de BTT, com partida do Moinho da Mourisca, e um passeio pedestre, com início na sede da Junta de Freguesia do Sado, ambos às nove horas, com chegada no Moinho de Maré. Ao final da manhã, às 11 horas, realiza-se uma missa campal.
À tarde, está programado um torneio de chinquilho, às 15 horas, e uma mostra com o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e o Rancho Folclóricos os Rurais da Lagoa da Palha, com início marcado para as 19 horas.
Às 20 horas, é apresentado um espetáculo de danças de salão e meia hora depois chega o primeiro momento musical com Flávia, enquanto o encerramento oficial das festividades, com a entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, decorre a partir das nove da noite Até ao fim da festa há animação musical com os Banza, às 22 horas, e baile com Ricardo e Jorge, às 23 horas.


Comentários