Festas de Corroios arrancam esta noite

Uma festa que estimula a economia e a cultura da região

Para muitos, as Festas Populares de Corroios, no Seixal, que arrancam já esta sexta-feira, são "as melhores e as maiores" de toda a Península de Setúbal. Pela Quinta da Marialva, local da festa, são esperadas mais de 600 mil pessoas até ao penúltimo dia de Agosto. Além da cultura local, dos comes e bebes, dos bailaricos de verão e dos encontros casuais, a 40ª edição das Festas de Corroios recebem este ano um forte cartaz musical espalhado pelos três palcos para a atuação de nomes consagrados do panorama musical nacional como Anselmo Ralph, D’Alva, Os Azeitonas, Quim Barreiros, Leandro, The Gift e Xutos & Pontapés. Para a organização, a cargo da Junta de Freguesia de Corroios, as festas pretendem ainda “dinamizar a freguesia e todo o tecido empresarial da região”.
Festas Populares animam Corroios de 21 a 30 de Agosto 
As estruturas para uma das maiores festas do Distrito de Setúbal estão quase prontas. Corroios está "vestida de gala" para receber as mais de 600 mil almas que chegam para se divertir nas noites e nos dias quentes de Agosto. Serão 10 dias [de 21 a 30 de Agosto] de alegria, animação, culturalidade, muita música e negócios de oportunidade.
Desde a preparação do evento à sua desmontagem, há um “grande trabalho que movimenta todo o concelho e todo o tecido empresarial”, pelo que estas festas apresentam-se como “uma mais valia para conseguir lutar contra a crise”, defende a organização do evento. A Junta de Freguesia de Corroios acredita que esta é uma forma de “dinamizar o comércio local”, na medida em que é possível “haver progressão em
termos de negócio”.
As Festas têm um “grande impacto” na população e continuam a ser “uma das melhores” da região. O evento tem como objetivo "dar a conhecer a freguesia, além de “proporcionar bons momentos de diversão aos habitantes do concelho, do distrito de Setúbal e de toda a Grande Lisboa", diz a organização. Mas em Corroios estarão nestes dias gentes de todo o país.
"As festas populares que decorrem um pouco por todo o país nas aldeias, vilas e cidades, são importantes momentos de coesão social em torno de tradições e comemorações identitárias. As Festas de Corroios são portanto, o momento mais alto da vida coletiva na nossa Freguesia. Um espaço de encontro e comunhão que une amigos, familiares, vizinhos, mas também muitos outros que se deslocam das localidades circundantes", diz fonte da organização das Festas.
"As enchentes na Quinta da Marialva que marcam o final de Agosto, dão a este evento um cariz regional, só comparável com a Feira de Sant'iago organizada pela Câmara de Setúbal", apontam os homens e as mulheres que "constroem" as Festas Populares de Corroios, no concelho do Seixal.

Cartaz de qualidade
Anselmo Ralph, D’Alva, Os Azeitonas, Leandro, Quim Barreiros, The Gift e Xutos & Pontapés são algumas das propostas do cartaz deste ano das Festas Populares de Corroios, que decorrem até 30 Agosto, no Parque Urbano da Quinta da Marialva.
Além destes nomes consagrados da música nacional, há outros não menos importantes que integram o vasto programa de animação a decorrer durante esta semana, com mais sugestões de animação.
Destaque para a banda portuguesa Led On, que apresenta um concerto de tributo aos britânicos Led Zeppelin, o espetáculo do fadista Ricardo Ribeiro e o Festival Internacional de Folclore, todos com lugar marcado no Palco Carlos Paredes.
A Comissão de Festas informa que o recinto no Palco Carlos Paredes tem lotação limitada. Até ao momento 70 por cento dos bilhetes para o concerto de Anselmo Ralph já se encontram vendidos. Na noite do músico angolano encontra-se interdita a entrada de crianças até aos 6 anos, inclusive.
Os bilhetes para o Anselmo Ralph estão à venda por cinco euros antes do dia 21. A partir do dia 21 o preço é 7,5 euros. Os bilhetes para a noite dos Xutos & Pontapés custam 2,5 euros.
A música popular e os bailes voltam a marcar presença, no Palco Arraial e o cante alentejano, entre outros grupos corais e projetos artísticos, no Palco Liberdade.
No recinto das festas há também lugar para o Pavilhão de Atividades Económicas, que se apresenta em 2015 com mais 25 standes, que acolhem cerca de 80 empresas e atividades, presentes para mostrar aos visitantes as suas áreas de trabalho, numa excelente oportunidade para conhecer o tecido empresarial da região.Mas há muito mais para ver em Corroios a partir de hoje. Serão duas mãos cheias de dias para "esquecer a crise e reviver a festa, os amigos e a cultura do Seixal". As festas despedem-se no último dia do mês de Agosto. Até lá... divirta-se à grande. Consulte aqui o programa completo de uma das maiores festas do país.

Torneio de ténis nas Festas 
Corroios Open é o maior evento desportivo das Festas 
Entre 22 e 30 de Agosto, o Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro Rouxinol organiza a 16.ª edição do Corroios Open, torneio de ténis do calendário nacional da Federação Portuguesa de Ténis.
A prova destina-se ao escalão de seniores (quadros principais de 32 jogadores em masculinos e 16 jogadores em femininos) e está dotada de um prize-money de 5 mil euros. Em 2015, é a única prova de nível A com prémio monetário.
O Corroios Open tem atraído ao longo dos anos os melhores jogadores nacionais e internacionais e já foi por diversas vezes considerado o melhor torneio nacional deste circuito.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, da Junta de Freguesia de Corroios e de diversos patrocinadores privados.
O torneio está integrado nas Festas Populares de Corroios.


Comentários