Pousada da Juventude gerida por Câmara de Setúbal

Vaio haver vida nova na Pousada da Juventude 

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, afirmou ontem que a exploração da Pousada da Juventude de Setúbal pela Câmara permite disponibilizar aos jovens serviços da administração central e local no mesmo espaço físico. "Estamos a falar de uma nova oferta que é disponibilizada às populações, que passa por ter no mesmo espaço físico serviços da administração central, do Instituto Português do Desporto e Juventude e também os Serviços Municipais de Juventude, criando sinergias entre ambos", disse Emídio Guerreiro, que falava aos jornalistas após a cerimónia de assinatura do protocolo entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Movijovem (Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público) e o município de Setúbal. Maria das Dores Meira disse que todo o processo "foi exemplar" e agradeceu a disponibilidade do Governo para ceder a exploração da Pousada de Juventude à Câmara de Setúbal.
Câmara de Setúbal quer revitalizar a pousada de juventude 

O protocolo celebrado esta semana atribui à autarquia sadina a exploração da Pousada de Juventude de Setúbal por um período de 15 anos, de acordo com a estratégia do Governo de concessionar Pousadas de Juventude e promover a requalificação daqueles espaços construídos para dar resposta às necessidades dos jovens.
"Decidimos concessionar a gestão das pousadas. Não é privatizar, não é vender, é, apenas e só, arranjar parceiros para a gestão das pousadas, recordando que a Movijovem tinha um buraco de 17 milhões de euros em 2011, tem imensos compromissos bancários que são muito importantes e complicados de resolver e tinha uma trajetória negativa na sua gestão", justificou Emídio Guerreiro.
"Foi por isso que procurámos parceiros, em primeiro lugar os municípios que estivessem dispostos a entrar em parceria connosco para resolver os problemas. E fizemos concursos públicos - recentemente fechou o primeiro - onde colocámos 14 pousadas no mercado, onde os municípios não estiveram disponíveis para esse efeito", acrescentou.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, lembrou que, no âmbito do protocolo, a autarquia se compromete a realizar obras de reabilitação do edifício situado no Parque José Afonso e afirmou-se confiante na reanimação da pousada, que estava encerrada desde 2012.
Maria das Dores Meira disse que todo o processo "foi exemplar" e agradeceu a disponibilidade do Governo para ceder a exploração da Pousada de Juventude à Câmara de Setúbal.
"Seremos, creio, uma das poucas Pousadas de Juventude de gestão pública no país e, para nós, isso é extremamente importante, na medida em que sabemos que somos capazes de fazer boa gestão e garantir bons serviços. A cidade e o país ganham com a manutenção deste equipamento na esfera pública", acrescentou a autarca.

Centro Municipal da Juventude na Pousada 
A autarquia setubalense pretende implementar na Pousada da Juventude de Setúbal um Centro da Juventude, “espaço de vida, capaz de acolher cada um na sua singularidade, procurando dar resposta às suas dúvidas ou interpelações e, ao mesmo tempo, capaz de ajudar a integrar-se numa sociedade feita de muitas singularidades diferentes”. Na área da juventude, a autarquia de Setúbal tem como objetivo “despertar nos jovens a noção de pertença à sociedade, enquanto herdeiros da memória histórica da cidade”.
A autarquia, independentemente dos serviços a instalar no edifício, vai proceder à exploração direta da Pousada da Juventude como parte integrante da Rede Nacional de Pousadas de Juventude. Como o edifício foi disponibilizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude à Movijovem, o protocolo define que a Movijovem cede ao município pelo prazo de 15 anos, com carácter renovável por iguais períodos, “a exploração da Pousada da Juventude de Setúbal na qual se inclui a título principal a gestão de dormidas”.
Em contrapartida pelo direito de exploração, a câmara municipal paga à Movijovem uma compensação financeira anual de mil euros.


Comentários