Festas de Alhos Vedros arrancam esta noite

A festa mais antiga do concelho da Moita continua cheia de vida

A vila de Alhos Vedros vai estar em festa entre hoje e o último dia de Julho. Belito Campos, Xana Carvalho e Maxi são os nomes que prometem animar o palco da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido também uma das mais importantes romarias no século XVI.  Ao passar por esta vila, nesta altura, não deixe de visitar o Cais do Descarregador e apreciar os barcos típicos do Tejo engalanados que participam na tradicional  Regata em honra da santa padroeira e também no concurso de barcos engalanados. Do programa, destacam-se ainda os espetáculos musicais diários, no palco do Parque das Salinas, as tasquinhas de comes e bebes, a procissão, o desfile do Carnaval de verão e o fogo-de-artifício, a fechar as festividades, no domingo. 
Os barcos engalanados são já uma tradição de Alhos Vedros  

A partir desta noite e até 31 de Julho visite as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, em Alhos Vedros, e divirta-se entre as tasquinhas de comes e bebes e os espetáculos musicais. É a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido uma das mais importantes romarias no século XVI.
Hoje já não tem a "importância" de outros séculos mas continuam a atrair milhares de pessoas no final de Julho à vila ribeirinha de Alhos Vedros. Uma festa baseada, diz a história, numa lenda que percorreu os tempos desde 1148, um anos após a conquista de Lisboa pelo nosso primeiro rei. Os mouros que ficaram nas vilas de Palmela e Sesimbra... tentaram expulsar os cristãos de Alhos Vedros. Não conseguiram. Os cristãos invocado Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, acabaram por mandar os mouros de volta às fortalezas de onde vieram. Foi uma festa. A mesma que hoje continua em nome da Rainha dos Anjos.
Os novos tempos [leia-se tempos de crise] obrigam a maiores cuidados na organização, mas ainda assim a romaria de Nossa Senhora dos Anjos "apresenta sempre uma variedade de ritmos, sabores e fé". E novidades. O desporto mistura-se com a zumba e os pilates, as regatas de barcos típicos unem-se a cicloturismo noturno. Há capoeira, karaté, atletismo e jogo da malha. Há cantigas de rua, revista à portuguesa, fados vadios, animações nas tasquinhas, desfile do Carnaval de Verão com as passistas e a procissão em honra da santa da casa, que atrai milhares às ruas de Alhos Vedros, na tarde de domingo.
A nível musical, Belito Campos abre esta noite o palco principal.
A organização considera que a originalidade das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos está na “diversidade de feirantes”, que se reflete nos “produtos que vão estar expostos”, desde “gastronomia, artesanato a exposições de automóveis”.
A Câmara da Moita também está representada nestas festas populares com um stand institucional, junto ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros (Lar Pedro Rodrigues da Costa). Passe por lá e fique a par de toda a atividade municipal. Na sexta há Gabriel com Banda, no sábado chega Xana Carvalho e Maxi, encerra as noites musicais das festas, no domingo às 22h30.
Alhos Vedros espera receber durante os cinco dias de festa, “cerca de dez mil pessoas”, por estes dias de festa grande na freguesia. As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos tem como objetivo “reativar a confiança dos feirantes, ganhar mais visibilidade” e “projetar a imagem de Alhos Vedros, enquanto vila histórica que é”, lembra a organização.
Consulte aqui o programa completo das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos

Comentários