Cabaz do Peixe já arrancou no concelho de Sesimbra

Um Cabaz de Peixe a preços familiares entregues em Sesimbra e Quinta do Conde 

Promover a pesca artesanal e as espécies menos valorizadas e fazer chegar ao consumidor peixe fresco a um preço mais acessível são as principais vantagens do Cabaz do Peixe, um projeto-piloto promovido pela Associação de Armadores de Pesca Local e Artesanal do Centro e Sul, que pretende testar a comercialização de proximidade entre o pescador/produtor e o consumidor. A entrega dos cabazes é feita semanalmente, às sextas-feiras, das 17 às 19 horas, na Moagem de Sampaio, em Sesimbra, e às quintas-feiras, das 17h30 às 19 horas, na Junta de Freguesia da Quinta do Conde.
Iniciativa arrancou em meados deste mês no concelho de Sesimbra

 Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e mais particularmente, o Porto de Sesimbra, participaram no lançamento do “Cabaz do Peixe”, que decorreu em Sesimbra, uma iniciativa da Associação dos Armadores da Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul.
A apresentação contou com as presenças, entre outros, do Secretário de Estado do Mar e de um grupo de entidades que concorreram de forma diversa para a sua conceção e realização, com destaque para o Presidente da Câmara de Sesimbra e para o Presidente do Conselho de Administração da DocaPesca.
"Trata-se de um produto bastante interessante, com um conjunto de vantagens quer para o consumidor, quer para a Associação dos Armadores da Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul", diz a organização. "Para o consumidor, pela facilidade de compra, pelo acesso a variedades desconhecidas e por melhores preços pela diminuição da cadeia de comercialização. Para a Associação, pelo aumento da receita provocado devido ao aumento da procura e pelo escoamento de espécies de pescado, até aqui, com difícil comercialização", refere os responsáveis pelo Cabaz do Peixe, por terras de Sesimbra.  
O cabaz varia entre os 2,5kg, peso bruto do Cabaz Leve, que inclui duas ou mais espécies pelo valor de 13 euros, e os 4kg, peso bruto do Cabaz Família, que inclui três ou mais espécies pelo valor de 20 euros.
Entre as espécies disponíveis, o cliente pode indicar três que não pretende receber. O peixe é entregue amanhado.
Os interessados em participar neste projeto-piloto podem inscrever-se em www.cabazdopeixe.pt ou pelo telefone 21 228 05 86.
O Cabaz do Peixe tem como parceiros a Câmara Municipal de Sesimbra e a DocaPesca e o apoio e colaboração da Mútua dos Pescadores, da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e da Liga para a Proteção da Natureza.

Agência de Notícias

Comentários