Alcochete quer classificar as suas praias em 2016

Câmara quer praias fluviais de Alcochete como zonas balneares

A Câmara de Alcochete quer classificar as praias dos Moinhos e do Samouco como zonas balneares e está a realizar análises nesse sentido à qualidade das águas do Tejo, disse  à Lusa o vereador do Ambiente, Jorge Giro. A autarquia estabeleceu uma parceria com o Centro de Saúde de Alcochete e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a realização de análises à qualidade da água nas praias. "A monitorização da qualidade da água tem uma periodicidade quinzenal com base nas amostras recolhidas entre os meses de Junho e Setembro, no período da praia-mar", diz a Câmara de Alcochete. A praia dos Moinhos em Alcochete e a praia de Samouco são um destino aprazível e registam elevada afluência de visitantes, particularmente nos meses estivais, destacando-se também a prática de desportos de vento como o kitesurf, e noutra vertente, a prática do paddle surf.

Câmara quer garantir qualidade da águas das praias do concelho 

"O concelho tem o sistema de recolha de águas residuais todo fechado, por isso todos os esgotos são encaminhados para a ETAR, que devolve as águas já tratadas, em média, a 98 por cento para o rio Tejo, o que é importante para a recuperação de toda esta bacia", disse o vereador Jorge Giro.
O autarca explicou que a evolução da qualidade das águas nas praias fluviais dos Moinhos, em Alcochete, e do Samouco, têm sido acompanhadas e que os resultados são muito positivos.
"Temos milhares de veraneantes que procuram as praias em Alcochete e, por uma questão de segurança, temos analisado as águas nos últimos anos, mas em laboratórios não credenciados. Com esta parceira vamos fazer análises regulares e o que podemos dizer é que os resultados apontam que a água é própria para banhos e tem uma excelente qualidade", salientou o responsável pelo ambiente em Alcochete.
Jorge Giro referiu ainda que o objetivo é conseguir classificar, através da Agência Portuguesa do Ambiente, as praias como zonas balneares em 2016.
"Esperamos que os resultados permitam a classificação já em 2016, caso contrário será em 2017. É necessário um histórico de resultados positivos e acreditamos que vão ser obtidos", espolinhou o vereador.
A autarquia reabilitou também a frente ribeirinha, obra concluída em 2014, e tem como objetivo apostar no turismo.
"Precisamos de turistas e já temos o projeto, que deve arrancar em Setembro, de demolição das antigas secas do bacalhau para construir um aparthotel. A garantia que as águas são próprias para banhos seria a cereja no topo do bolo", contou o autarca.  
Jorge Giro disse ainda que a existência de ostras no rio Tejo e o regresso de algumas espécies de peixes e bivalves é "a prova que as águas do rio Tejo têm qualidade".

Parceria para "vigiar" a qualidade das praias 
A praia dos Moinhos em Alcochete e a praia de Samouco são um destino aprazível e registam elevada afluência de visitantes, particularmente nos meses estivais, destacando-se também a prática de desportos de vento como o kitesurf, e noutra vertente, a prática do paddle surf.
Nesse sentido e procurando proporcionar as melhores condições nas praias do Concelho, com vista à identificação como praias balneares, a Câmara de Alcochete "estabeleceu uma parceria com o Centro de Saúde de Alcochete e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), para o apuramento da qualidade da água para banhos", explica a autarquia.
Com esta parceria tripartida "inicia-se o processo conducente à identificação das praias do concelho como balneares, que exige a existência de histórico de monitorização da qualidade da água", diz a autarquia. Assim, a recolha das amostras de águas está a cargo do Centro de Saúde de Alcochete e a análise das mesmas é da responsabilidade o ARSLVT, assegurando a autarquia o transporte das amostras para o laboratório.
"A monitorização da qualidade da água tem uma periodicidade quinzenal com base nas amostras recolhidas entre os meses de Junho e Setembro, no período da praia-mar", conclui a nota da Câmara de Alcochete.
Clique aqui para aceder aos resultados das análises efetuadas às águas das praias de Alcochete e Samouco


Comentários