Festas de São Pedro arrancam esta tarde no Montijo

Seis dias de emoção, fé, tradição e muita inovação 

Começa hoje a maior festa do concelho do Montijo. Começam esta tarde e só encerram na madrugada do primeiro dia de Julho. Desde logo com uma inovação: As Festas Populares de São Pedro, são as primeiras festas populares que vão disponibilizar “gratuitamente uma aplicação android para smartphones com informação sobre o evento”. Serão seis dias de uma mistura genuína entre actividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Os Amor Electro são os cabeças de cartaz deste ano [tocam a 30 de Junho], e o espectáculo da Popular FM [a 26 de Junho] é a principal novidade deste ano. Ainda há os tradicionais bibes eléctricos, tertúlias e charangas populares que animam as principais ruas da festa. Ao todo são sete palcos e mais de mil artistas vão marcar o ritmo das festas. A música vai estar por todo o lado. Há para todos os gostos.
Festas Populares de São Pedro começam esta tarde no Montijo

Até 30 de Junho, as Festas Populares de São Pedro trazem de volta as tradições religiosas e populares, as largadas de touros, as marchas populares, o Bibe Elétrico, entre muitos outros momentos de pura animação. Serão seis dias de atividades de caráter religioso e outras de dimensão profana, que enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Na vertente religiosa, o dia de São Pedro (29 de Junho) é o ponto alto das comemorações com as habituais procissões. A procissão fluvial está marcada para as 13 horas do dia 29 de Junho e a procissão noturna para as 22 horas do mesmo dia pelas ruas enfeitadas da cidade.
Mas a modernidade está mais presente que nunca.  As Festas Populares de São Pedro, são as primeiras festas populares que vão disponibilizar “gratuitamente uma aplicação android para smartphones com informação sobre o evento”, desde “o programa, o mapa das festas, com possibilidade de visualizar o trajeto, a pé ou de carro”, podendo os utilizadores partilhar “os seus próprios conteúdos com outros utilizadores”, entre “fotos, vídeos ou textos”, através de uma “secção chamada as minhas festas”, adianta o presidente da comissão de festas. José Manuel Santos realça ainda que fizeram “fitas para o pulso”, que “estão a ser distribuídas de forma gratuita pelas pessoas”, tendo as mesmas sido “benzidas na missa de Santo António”.
Com isso, o responsável pela organização das Festas Populares de São Pedro quer atrair um maior número de participantes e melhorar "as relações com a comunicação social, de modo a ter uma maior divulgação do evento”.
José Manuel Santos refere que outra particularidade das maiores festas do Montijo é o “bibe elétrico”, que consiste num “camião ornamentado que vai desfilar com música pelas ruas da cidade do Montijo”.  O presidente da comissão de festas revela que “melhoraram o recinto das largadas”, em que vão ter este ano “touros com peso e trapio”, vão ter um “espaço de diversão, nomeadamente com carrosséis”. 
José Manuel Santos considera que “não é fácil identificar um ponto alto” do certame, mas entende que “o dia 29 em que vai haver duas procissões”com “distribuição de uma flor a cada participante” e o “último dia com música e fogo de artifício” podem ser os dias em que vão participar “um número elevado de pessoas”.
A organização destaca o facto de “as tertúlias, as associações, as coletividades, as Instituições Particulares de Solidariedade Social” e “todos os voluntários” se terem juntado para “organizar e melhorar as Festas Populares de São Pedro”, dando-lhe “uma nova dinâmica”, conclui José Manuel Santos. 

Câmara investe forte na Festa maior do concelho 
Bibe Elétrico é das principais atrações das Festas do Montijo 
As Festas Populares de São Pedro este ano estão diferentes. Vão ser maiores. Com mais cor, mais sabor, mais ritmo e muitas emoções para serem vividas, ao rubro, de 25 a 30 de Junho. São esperados cerca de 300 mil visitantes.
Para que isso aconteça, a autarquia duplicou o valor gasto o ano passado [120 mil euros]. Nuno Canta diz que "fazemos as Festas em nome do povo, pois são um ponto de encontro de pessoas e culturas", realça o presidente da Câmara do Montijo.
Assim, diz a autarquia, "vão ser inúmeras as tentações destes dias peculiares na cidade. Um programa vasto e diversificado adequado a todas as faixas etárias que conta com a participação de coletividades, associações, tertúlias, entre outras entidades do concelho".
As cores e formas do arraial, de 4.5 quilómetros, revestido por 50 mil lâmpadas vão marcar o trajeto a percorrer nestas festas populares. Pela primeira vez três igrejas vão estar decoradas.
As varandas e becos temáticos vão estar adornados, com as cores do arco-íris, com mais de 10 mil flores e outros elementos decorativos produzidos, durante três trabalhosos meses, pelas mãos habilidosas e criativas de voluntárias, com a preciosa ajuda dos idosos das IPPS do concelho.
Muita cor vai definir, também, o desfile das Marchas Populares, às 22 horas, no dia 28 de Junho. Este ano são seis a desfilar e a vizinha Lisboa já confirmou presença com as Marchas Populares da Graça e da Bica.
As festas também são feitas de sabores. À meia-noite de sexta – feira (26 de Junho) o sabor é de carne assada. Mais de uma tonelada de carne distribuída por 22 fogareiros na Noite de Comes e bebes. Este ano, e pela primeira vez, num gigantesco churrasco da Rua Joaquim de Almeida à Avenida e Bairro dos Pescadores.
Esta é também a noite do primeiro grande evento das Festas de São Pedro; a noite da Popular FM que leva ao palco da Praça da República Ricardo e Henrique, Bruna, I.van, Sandy, Fran Dream, Soul Play, Xana Carvalho e Rita Santos.   

Mil artistas em sete palcos 
Procissão em nome de São Pedro atrai milhares de pessoas 

Ao todo são sete palcos e mais de mil artistas vão marcar o ritmo das festas. A música vai estar por todo o lado. Há para todos os gostos. Novidade é que a música vai voltar aos pátios e que os Amor Electro vão atuar no dia 30 de Junho. O Bibe Elétrico, presença indiscutível nas festas atua nos dias 25 e 27 de Junho para arrastar multidões.
O desporto também vai marcar com mais alento estas festas: dança, canoagem, street basket, marcha e outras atividades desportivas garantem um ritmo saudável.
Emoção, garra e afición é o que os amantes das largadas e touradas podem esperar este ano das festas populares. Há largadas todos os dias, com novas trincheiras e touros embolados. A Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos recebe a 5.ª Grande Corrida da Adega de Pegões, no dia 27 de Junho, às 22 horas com os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e Bastinhas Jr.
Na vertente religiosa, a emoção é vivida no dia dedicado a São Pedro (29 de junho). É o ponto alto das comemorações com as habituais procissões fluvial e noturna.
Depois de seis dias de emoções fortes as festas terminam da melhor forma, no dia 30 de Junho com o espetáculo multimédia e piromusical e a tradicional Queima do Batel. Às zero horas na Frente Ribeirinha, mais de 20 mil disparos de peças pirotécnicas vão pintar o céu da cidade de novas cores.
A Festas Populares de São Pedro têm um orçamento que ronda os 150 mil euros. Este evento é organizado pela comissão de festas e é financiado pela câmara municipal, pela União da Junta de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e pelas empresas do concelho.
Consulte aqui o programa das Festas Populares de São Pedro


Comentários