Barreiro comemorou 31 anos de elevação a cidade

Contamos convosco para levar mais longe este conjunto de objetivos e estratégias

O Barreiro assinalou  a  28 de Junho, a passagem de mais um aniversário da sua elevação a Cidade. Foi um dia de festa com iniciativas desportivas e protocolares de hastear de bandeiras, nos Paços do Concelho, e cerimónia “Barreiro Reconhecido”, durante a tarde, no Auditório Municipal Augusto Cabrita. De acordo com o Regulamento de Atribuição de Condecorações do município do Barreiro, a Câmara Municipal homenageia entidades ou individualidades que através da sua atividade têm ou tenham prestado relevantes serviços à comunidade, afirmando-se como exemplo numa área específica.“Há algo em cada um de vós que nos define enquanto comunidade. Há um traço barreirense. Um sonho”, disse  Carlos Humberto, presidente do município. 
Autarcas distribuíram distinções  a várias personalidades do concelho

Muitos anos de Barreiro, muita história, muito trabalho e muitas conquistas.  A 28 de Junho, o Barreiro esteve de parabéns e de igual forma estiveram todos aqueles que nele nasceram, cresceram e vivem. O presidente da autarquia relembrou que, “há que séculos que construímos uma história e um percurso no coração desta região e da Área Metropolitana de Lisboa”. Carlos Humberto salientou os inúmeros contributos existentes, do associativismo, da comunidade educativa, dos trabalhadores, das empresas, dos criadores e artistas, dos resistentes e do Poder Local. “O percurso é nosso. A história é nossa. O futuro é nosso. Esta cerimónia – o Barreiro Reconhecido – assinala isso mesmo”, disse o autarca.
Não esquecendo a ofensiva “pensada, estruturada, global e manifestamente ideológica, de que é alvo o Poder Local Democrático”, Carlos Humberto retratou-a em algumas linhas fundamentais. “A imposição de asfixia financeira”, a “progressiva amputação da autonomia local”, a “negação das condições fundamentais ao exercício de funções atribuídas” e o “empobrecimento da expressão democrática do poder local”, designadamente através da redução do número de freguesias.
Por acreditar que há outros caminhos, o autarca defende ser fundamental que na Península, no Distrito de Setúbal e no Concelho do Barreiro sejam potenciados os recursos existentes.
Certo de que não há respostas fáceis, nem, seguramente, uma única resposta, disse que os caminhos devem ser trilhados, pese embora todas as incertezas e interrogações, “caminhos que são já parte das respostas que diariamente estamos a construir”, disse o presidente. Neste sentido, acredita que “a estes objetivos, e a tantos outros, chegaremos com democracia, com participação e com cidadania”.

Juntos fazemos melhor 
Numa clara aposta em aprofundar linhas de trabalho que conduzam a novos circuitos turísticos, no aprofundar do trabalho com a comunidade educativa, nas artes, nas novas tenologias e na devolução das memórias à população, promovendo, em simultâneo, a reflexão sobre a contemporaneidade, o presidente da Câmara encerrou a sua intervenção dizendo que “o galardão Barreiro Reconhecido é, ele próprio, parte desta ideia e deste processo. Mais do que a homenagem que hoje em conjunto vos fazemos; é uma nova e enorme responsabilidade que depositamos em vossas mãos. Há algo em cada um de vós que nos define enquanto comunidade. Há um traço barreirense. Um sonho. Uma proposta de caminho. Uma confiança. Contamos convosco para levar mais longe este conjunto de objetivos e estratégias. Para fazer melhor. Para ir sempre mais longe”, conclui Carlos Humberto. 

Os homenageados 
Barreiro homenageou Administração do Porto de Lisboa
Em 2015 foram objeto de homenagem: na Área do Desenvolvimento Económico - Administração do Porto de Lisboa; na Área da Ação Social, Solidariedade e Multiculturalidade - Pedro Luqueia de Santarém; na Área da Cultura, Artes e Letras - Jorge Moniz; na Área do Trabalho - Eurico Nuno Magalhães Garrido; na Área da Educação - Maria Arlete Pereira da Cruz; na Área do Associativismo - António Manuel Farinha de Lemos (a título póstumo - recebeu a medalha o filho, Pedro de Lemos); na Área do Desporto - António Bambo Cassamá; na Área da Resistência Antifascista, Democracia, Cidadania e Luta pela Liberdade - Padres Operários do Lavradio: Padre Rodrigo Mendes; Padre Luís Ferreira; Padre Manuel Pereira Crespo; Padre Constantino Alves; Padre Joseph Poiron – a Título Póstumo.

Comentários