Porto de Setúbal expande terminal em Junho

Administração investe 2,9 milhões de euros no alargamento do terminal 'ro-ro' em Setúbal   

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra adjudicou, a 19 de Maio, o contrato da expansão do terminal ‘ro-ro’ Coelho da Mota para jusante, num investimento avaliado em 2,9 milhões de euros. A obra, foi adjudicada à Construções Pragosa e irá arrancar em Junho, estando a sua conclusão prevista até ao final de 2015. Este investimento integra a lista dos projectos prioritários no Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas, apresentado pelo Governo, em 2014. "Já é histórico o movimento ‘ro-ro' de veículos ligeiros novos no porto de Setúbal, que representa mais de 90 por cento do tráfego nacional. Nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego ‘ro-ro' cresceu 19 por cento, com 58 mil veículos movimentados, contra os 48,5 mil movimentados, em 2014, no período comparado", sublinha a administração em comunicado. 
Porto de Setúbal continua a crescer este ano 

Segundo a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, "vão ser construídos mais 5,8 hectares de terrapleno no terminal, que visam melhorar o serviço de importação e exportação de automóveis e passar a oferecer serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços actualmente executados em parque de segunda linha".
O porto de Setúbal pretende ser um ‘hub' neste segmento (importação e exportação de automóveis) na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo e, de igual modo, potenciar a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid, com áreas de actividades logísticas especializadas no interior do porto.
"Já é histórico o movimento ‘ro-ro' de veículos ligeiros novos no porto de Setúbal, que representa mais de 90 por cento do tráfego nacional. Nos primeiros quatro meses de 2015, o tráfego ‘ro-ro' cresceu 19 por cento, com 58 mil veículos movimentados, contra os 48,5 mil movimentados, em 2014, no período comparado", sublinha a administração em comunicado.
O Porto de Setúbal é a principal porta para a exportação de veículos produzidos pela Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, quer para a Europa, quer para a Ásia, como o embarque quinzenal directo para a China.
O terminal Autoeuropa, integrado no terminal ‘ro-ro' de Setúbal, é o segundo maior gerido directamente pela Volkswagen na Europa, logo a seguir a Emden, na Alemanha.
Com várias linhas regulares da Grimaldi, VW Logistics, NYK e Suardiaz, que ligam Setúbal à Europa, Ásia, Mediterrâneo e EUA, este terminal do porto de Setúbal recebeu, já em 2015, mais uma linha da EML, que para além de escalar portos europeus, faz ‘crosstrade' entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, bem como, mais um serviço da Grimaldi, que oferece a novidade de um serviço directo para Baltimore, nos Estados Unidos da América.

Agência de Notícias

Comentários