Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 23 de maio de 2017

Feira de Maio anima vila da Moita a partir de quinta-feira

Feira regional marca o arranque da época de festas no concelho 

A vila da Moita está em festa de 25 a 28 de Maio, com a tradicional Feira de Maio que marca também o início do ciclo das festas populares no concelho da Moita. No programa deste ano, não faltam as tradicionais largadas de toiros, na Avenida Dr. Teófilo Braga, uma corrida de toiros, o Espaço de Gastronomia Local, onde irá ter lugar o Almoço da Feira e os habituais divertimentos, com diferentes carrosséis. Mas a grande novidade do certame é o regresso, 20 anos depois, do concurso da Vaca Frísia que se realiza no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita. O público pode assistir a três largadas, a vários espetáculos musicais e arruadas de bombos, refere a autarquia. Este evento tem como objetivo “dinamizar o comércio local” e “divulgar as tradições da Moita”, nomeadamente as “tradições taurinas”, explica a Câmara da Moita.
Feira de Maio começa quinta- feira à noite na vila da Moita


A primeira do calendário das festas populares do concelho está a chegar. Entre 25 e 28 de Maio, a Moita volta a cumprir a tradição centenária da Feira Regional de Maio que, este ano, volta a integrar o Concurso da Vaca Frísia.
Como habitualmente, fazem parte do programa da Feira de Maio as famosas largadas de touros na Avenida Dr. Teófilo Braga, espectáculos musicais na Praça da República, o Espaço da Gastronomia na Rua 5 de Outubro, o VI Almoço da Feira, a Biofesta – Mostra de Projectos e Produtos Biológicos, no Largo Conde Ferreira, arruadas, entre muitas outras iniciativas.
Integrada na Feira de Maio, esta mostra é uma aposta da autarquia e do Centro de Formação das Escolas dos Concelhos da Moita e do Barreiro, "considerando a relevância atual da produção em modo biológico e também a sua importância para a saúde e o ambiente", explica a organização do certame.
A Biofesta é um evento que "decorre em ambiente informal e descontraído, onde são divulgados os projetos das hortas biológicas escolares, os produtos hortícolas de micro-produtores locais e comercializados produtos biológicos diversos, sendo também divulgadas organizações relacionadas com o modo de produção biológicos", sublinha a Câmara da Moita.

Concurso da Vaca Frísia está de regresso 
Mas, este ano, há também uma novidade em relação às edições anteriores: o regresso ao Pavilhão Municipal de Exposições, 20 anos depois, do Concurso da Vaca Frísia, nos dias 26, 27 e 28 de Maio.
A iniciativa do Município de retomar este certame "prende-se com a grande importância económica que a actividade agropecuária, nomeadamente na produção de leite, tem no concelho da Moita, e com o reconhecimento e projecção que este concurso traz ao concelho e à própria Feira Regional de Maio", refere a autarquia em comunicado.
No Pavilhão, os visitantes poderão encontrar, além da Exposição e do XVIII Concurso de Vaca Frísia, produtos relacionados com a produção agropecuária, com a produção de bovinos de raça frísia e com a produção de leite.
Tal como em anos anteriores, durante os dias da Feira, também haverá espaço para a Peças D’Arte – V Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato, a decorrer na Avenida Marginal.

A importância da Feira para a população 
Para a autarquia, a Feira de Maio “é um local de convivência” e de “reencontro de amigos”, que não se vêem há algum tempo. A Câmara da Moita revela que “toda a programação da Feira de Maio” foi realizada em parceria com o “movimento associativo” e com a “comunidade”, que são os “protagonistas das atividades que se vão realizar ao longo dos quatro dias”.
A autarquia  lembra que este evento “só por si já atrai um elevado número de pessoas, por ser  a primeira feira do município da Moita e por ter uma vertente musical e taurina, sendo as largadas conhecidas a nível nacional”.
A Câmara da Moita ambiciona que durante os quatro dias estejam presentes entre cem a 150 mil visitantes, caso as condições meteorológicas ajudem de quinta a domingo, os dias de festa rija pelas ruas da vila ribeirinha da Moita.
Programa da Feira de Maio

Agência de Notícias com Câmara da Moita 


0 comentários:

Enviar um comentário

Festas Pinhal Novo 2016 - 9 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 8 Junho

Festas Pinhal Novo 2016 - 7 Junho

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010