Transtejo vende barcos que unem as margens do Tejo

PSD questiona Governo sobre venda de embarcações da Transtejo

Os deputados do PSD do distrito de Setúbal querem explicações do secretário de estado dos Transportes sobre as noticias que têm vindo a público, que dão conta da venda de oito embarcações da empresa Transtejo/Soflusa e eventuais implicações que este processo possa ter para os utentes. Num documento enviado ao governante, os social-democratas manifestam a sua preocupação sobre se esta venda irá trazer constrangimentos aos milhares de passageiros que fazem a travessia entre as duas margens do Tejo. O PCP e o PS do Barreiro já tinham criticado a venda de oito embarcações do grupo Transtejo, mas a empresa garantiu que os barcos são excedentários e que as carreiras não serão afetadas.
Empresa quer vender oito barcos de ligação entre as margens do Tejo

Bruno Vitorino defende que para muitos utilizadores, em vários concelhos da Península de Setúbal, este é o único meio de transporte para atravessar o rio, esperando que este processo “não venha pôr em causa as actuais carreiras, principalmente em hora de ponta”.
O deputado do PSD acredita que o Governo tem noção da importância deste meio de transporte para os utentes da margem sul do Tejo, estando em crer que a venda das oito embarcações "em nada vai interferir com o normal funcionamento das travessias".
O PCP e o PS do Barreiro já tinham criticado a venda de oito embarcações do grupo Transtejo, mas a empresa garantiu que os barcos são excedentários e que as carreiras não serão afetadas.
"A venda dos oito navios referidos não afetará a atual oferta, a qual está devidamente ajustada à procura. Trata-se de uma venda de navios excedentários, que se encontram parados", referiu fonte oficial do grupo Transtejo.
Segundo a mesma fonte, "nesta fase, não estão previstas quaisquer alterações de carreiras [nem] qualquer redução de meios materiais ou humanos", estando assegurados todos os navios necessários à operação, incluindo dois navios de reserva para cada linha.

Barcos transportam 74 mil pessoas por dia 
De acordo com dados do Relatório de Caraterização e Diagnóstico do Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI) o Estuário do Tejo representa cerca de 11 por cento do “território” da Área Metropolitana de Lisboa, com cerca de 330 km2, o sistema fluvial do grupo Transtejo/Soflusa, no conjunto das suas ligações, movimenta diariamente cerca de 74 mil passageiros (4º maior do mundo, acima do Star Ferry de Hong-Kong e muito próximo do volume da ligação Manhathan/Staten Island, em Nova Iorque, com um volume médio de 75 mil passageiros/dia com a particularidade de ser gratuita), representando um tráfego superior ao do serviço ferroviário metropolitano de atravessamento do estuário realçando que a ligação fluvial Barreiro-Lisboa representa hoje mais de 50 por cento do volume total do sistema fluvial, com cerca de 41 mil passageiros/dia, e é o interface de transportes mais movimentado do Distrito de Setúbal.
O Grupo Transtejo é responsável pelas ligações marítimas no Tejo entre o Barreiro, Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria à capital portuguesa.

Agência de Notícias



Comentários