Concurso Gastronómico de Almada arranca em Maio

Gastronomia de Almada a concurso de 4 de Maio a 7 de Junho

Durante mais de um mês, de 4 de Maio a 7 de Junho, é possível saborear as ementas em competição nos 23 restaurantes que participam na 11.ª edição do Concurso Gastronómico do Concelho de Almada. Este ano, o vinho servido nos estabelecimentos também será avaliado, numa parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal. "Cozinha Regional Portuguesa", "Cozinha de Autor", "Melhor Entrada ou Sopa", "Melhor Prato" e "Melhor Sobremesa" são as restantes categorias premiadas pelo evento, organizado anualmente pela Câmara de Almada, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.
Um mês para saborear e valorizar a gastronomia de Almada 
 Quem gosta de um bom prato não deve perder o Concurso Gastronómico do Concelho de Almada, que decorre entre 4 de Maio e 7 de Junho. Durante mais de um mês é possível saborear as ementas a concurso nos 23 restaurantes participantes, distribuídos pela cidade, frente atlântica e zona ribeirinha.
Há seis categorias de prémios – Cozinha Regional Portuguesa, Cozinha de Autor, Melhor Entrada ou Sopa, Melhor Prato, Melhor Sobremesa e Vinho, sendo esta última uma novidade desta 11.ª edição, resultando de uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
O júri é composto por um representante da Câmara Municipal de Almada, da Entidade Regional de Turismo da Região der Lisboa, da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal e um cozinheiro gastrónomo.
O valor das ementas completas oscila entre os 9 euros e os 35 euros.
Este certame é promovido pela Câmara Municipal de Almada. O objetivo, explica a autarquia, "é promover a diversidade e a qualidade da restauração, apostando na gastronomia como património cultural".

Restaurantes aderentes no concelho 
Na área da Cidade, concorrem os restaurantes Amarra Ó Tejo (Cozinha de Autor); Arizé (Cozinha Tradicional Portuguesa); Galeria (Cozinha Tradicional Portuguesa); Moinho Alentejano (Cozinha Tradicional Portuguesa); Moinho de Maré (Cozinha Tradicional Portuguesa); Museu dos Sabores (Cozinha de Autor); O Palácio (Cozinha Tradicional Portuguesa); Os Farinhas (Cozinha de Autor); e Soulsushi (Cozinha de Autor).
Os restaurantes A Toca (Cozinha de Autor); Cabrinha I (Cozinha de Autor); Cabrita (Cozinha Tradicional Portuguesa); Cova Funda (Cozinha Tradicional Portuguesa); O Mirrita (Cozinha Tradicional Portuguesa); e Taská (Cozinha de Autor) concorrem na «Frente Ribeirinha» do concelho.
Na Frente Atlântica, disputam o prémio o Costa In (Cozinha de Autor); Horizonte – Hotel Costa da Caparica (Cozinha de Autor); O Mercado (Cozinha de Autor); Oh! Carlos (Cozinha de Autor); Paraíso Bar (Cozinha de Autor); São Pedro II (Cozinha Tradicional Portuguesa); Sentido do Mar (Cozinha de Autor); e Tarquínio (Cozinha Tradicional Portuguesa).

Agência de Notícias

Comentários