Setúbal está remover vedação do Parque do Bonfim

Parque livre de grades e vedações no final desta semana 

A fruição e a imagem urbana do Parque do Bonfim, em Setúbal, saem melhoradas com a remoção integral da vedação que circunda o perímetro daquele espaço verde, um dos mais utilizados por setubalenses e visitantes. Os trabalhos, em curso desde segunda-feira e executados por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos da Câmara  de Setúbal, enquadram-se "numa operação de beneficiação urbanística que torna o espaço público mais apelativo e com novos esquemas de circulação viária", explica a autarquia em comunicado. A intervenção surge na sequência das obras de requalificação, em fase de conclusão, impulsionadas pela Autarquia na Praça Vitória Futebol Clube e na Avenida República da Guiné-Bissau, a par da Avenida Alexandre Herculano, esta situada junto do espaço verde.
Acesso ao Parque do Bonfim fica agora mais facilitado 

A remoção da vedação do Parque do Bonfim, operação faseada com conclusão prevista para o final desta semana, inclui, nalgumas situações, a remoção integral da vedação, enquanto noutras, de maior complexidade, os serviços camarários optam por retirar posteriormente os pilares de sustentação da cerca.
A medida, facilitadora da permeabilidade e fruição do Parque do Bonfim, com ganhos igualmente ao nível da segurança na zona, surge na sequência das obras de requalificação, em fase de conclusão, impulsionadas pela Autarquia na Praça Vitória Futebol Clube e na Avenida República da Guiné-Bissau, a par da Avenida Alexandre Herculano, esta situada junto do espaço verde.
Nesta via, além do reordenamento do fluxo de trânsito e da criação de mais bolsas de estacionamento, as intervenções visaram o alargamento da área de passeio junto do Parque do Bonfim, espaço que dá primazia à circulação pedonal, com uma ciclovia e que no futuro recebe quiosques com esplanadas.
A operação urbanística, que permitiu a criação de mais pontos de atratividade urbana, incluiu, igualmente, "a melhoria das condições de segurança, neste caso, através do reforço da iluminação pública, a para da plantação de uma nova linha de árvores, espécimes com características mais citadinas", diz a autarquia.
Na Avenida República da Guiné-Bissau, as intervenções permitiram a integração de um amplo corredor pedonal e ciclável, no lado sul, de ligação entre a Avenida Alexandre Herculano e a Estrada dos Ciprestes e que no futuro terá ligação com a frente ribeirinha da cidade.
A reformulação da faixa de rodagem, agora com sete metros e uma via em cada sentido, foi outra das alterações introduzidas. A solução permite dar mais primazia pedonal e criar uma bolsa de estacionamento que serve os vários estabelecimentos comerciais existentes.
Já na Praça Vitória Futebol Clube, o redimensionamento do nó giratório que distribui o trânsito nas avenidas Alexandre Herculano, República da Guiné-Bissau, Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro é uma das medidas alcanças com a materialização do investimento global da autarquia, da ordem dos 300 mil euros.
A nova rotunda é embelezada com um arranjo urbanístico que traz para a zona central da praça um dos ícones da história do Vitória, o futebolista Jacinto João, ou JJ, imortalizado numa escultura que transita do Estádio do Bonfim para a infraestrutura rodoviária, envolta num relvado sintético.
Na mesma praça, a zona de confluência das avenidas Dr. António Rodrigues Manito e 22 de Dezembro recebeu uma nova rotunda, que será ornamentada com elementos em pedra circulares e uma área ajardinada que inclui a plantação de várias árvores ciprestes.

Agência de Notícias

Comentários