BE de Setúbal visita Bombeiros de Pinhal Novo

"continuaremos a defender o adequado financiamento dos bombeiros" 

O Bloco de Esquerda Palmela deslocou-se, na passada segunda-feira, às instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Pinhal Novo, para auscultar as dificuldades sentidas por esta corporação que socorre cerca de 50 por cento da população do concelho de Palmela, e ainda dá apoio aos concelhos do Montijo e Setúbal. Além da Coordenadora Distrital de Setúbal,  Joana Mortágua, acompanharam a visita o deputado da Assembleia Municipal de Palmela, Carlos Oliveira e Odete Pires, membro da Comissão Concelhia de Palmela. Estes dirigentes lembraram que “nesta freguesia, como em todo o país, os bombeiros têm um papel fundamental no apoio às populações, não apenas na área da proteção civil mas também no acesso a serviços de saúde, serviços comunitários e apoio social". 
Dirigentes do BE estiveram em Pinhal Novo 

O BE considera que as dificuldades sentidas pelos bombeiros “precisam urgentemente de ser resolvidas para a manutenção de uma capacidade de resposta à população”. Neste sentido, diz o Bloco de Esquerda, “continuaremos a defender o adequado financiamento dos bombeiros, para que estes homens e mulheres possam continuar a servir os seus concelhos e as suas populações”, garante a Coordenadora Distrital de Setúbal, Joana Mortágua
“Os problemas passam pelo número insuficiente de viaturas e pela necessidade de modernização da frota de emergência médica, transporte de doentes e combate a incêndios; pelas dificuldades de financiamento para alargar a multiplicidade de serviços prestados à população e criar condições para o trabalho dos bombeiros e, com particular gravidade, para a urgência em fazer cumprir a promessa do Governo de dotar todos os bombeiros de equipamentos individuais de proteção, essenciais para a segurança e integridade física destes homens e mulheres no combate aos fogos”, referem os bloquistas.
Além da Coordenadora Distrital de Setúbal, acompanharam a visita o deputado da Assembleia Municipal de Palmela, Carlos Oliveira e Odete Pires, membro da Comissão Concelhia de Palmela. Estes dirigentes lembraram que “nesta freguesia, como em todo o país, os bombeiros têm um papel fundamental no apoio às populações, não apenas na área da proteção civil mas também no acesso a serviços de saúde, serviços comunitários e apoio social". 
Num momento em que as políticas de austeridade limitam o acesso as populações a direitos básicos, "chegam-nos também através dos seus relatos o estado calamitoso a que chegou o Serviço Nacional de Saúde, o testemunho dos cortes que retiram injustamente os apoios ao transporte de doentes, o abandono dos idosos, a falta de apoios para as pessoas com deficiência e as dificuldades do dia-a-dia de uma população cada vez mais empobrecida”, conclui Joana Mortágua.

Agência de Notícias

Comentários