Câmara exige pavilhão na Escola Secundária de Palmela

Governo "deixa cair" pavilhão na Escola Secundária de Palmela 

A reunião pública descentralizada realizada em Aires, a 18 de Março, no âmbito da Semana dedicada à freguesia de Palmela, ficou marcada pelo consenso conseguido em torno de todas as propostas constantes na ordem do dia, bem como de um conjunto de saudações e moções apresentadas no período anterior. Uma das monções aprovadas, a Câmara de Palmela  volta a exigir ao Governo a "inclusão da Escola Secundária de Palmela no Programa de Modernização de Escolas do Ensino Secundário e, consequentemente, no Plano de investimentos da Parque Escolar, com vista à construção urgente do Pavilhão Desportivo", explica a autarquia. Na mesma reunião, os autarcas aprovaram, também, a celebração de um Protocolo de Cooperação com a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, com vista à realização do Festival Internacional de Música “Palmela Terra da Cultura”. Esta reunião abriu o ciclo de reuniões descentralizadas, a acontecer nas cinco freguesias do concelho, até Julho, inseridas nas respetivas Semanas das Freguesias.
Câmara  quer construção de pavilhão na escola secundária 


Numa reunião bastante participada pela população, a autarquia voltou a lembrar a falta da construção do Pavilhão na Escola Secundária de Palmela.  Em moção apresentada pela maioria comunista e subscrita por todo o executivo, o município voltou a exigir ao Governo a "inclusão da Escola Secundária de Palmela no Programa de Modernização de Escolas do Ensino Secundário e, consequentemente, no Plano de investimentos da Parque Escolar, com vista à construção urgente do Pavilhão Desportivo", bem como dos "restantes espaços em falta no que concerne à terceira fase da intervenção geral neste estabelecimento de ensino". 
Há mais de uma década que a Secundária de Palmela aguarda o arranque da terceira fase de intervenção no complexo escolar, que inclui a construção de um novo pavilhão desportivo, entre outros espaços. As aulas de Educação Física decorrem, entretanto, numa sala adaptada, com dimensões exíguas e sem as condições necessárias, prejudicando, gravemente, a componente prática da disciplina.
Depois de várias soluções que não vieram a confirmar-se e de um despacho, em 2011, da então Ministra da Educação, que ordenava à Parque Escolar o planeamento e execução da terceira fase da obra, que também não conheceu sequência, o Município foi informado, no dia 9 deste mês, que "a Secundária de Palmela não integra o Programa de Modernização de Escolas do Ensino Secundário, não constando, por isso, do Plano de Investimentos da empresa".  
A Câmara de Palmela reafirma a disponibilidade para a "celebração de um contrato-programa com o Ministério da Educação, que preveja a comparticipação municipal na obra, caso o futuro Pavilhão Desportivo seja disponibilizado para utilização pela comunidade, em horário pós-escolar".
"As autarquias locais estão unidas na luta pela concretização desta obra essencial e estão a mobilizar a comunidade educativa para uma ação reivindicativa junto do Ministério da Educação", diz o texto da moção aprovada por unanimidade pela maioria comunista, pelo PS e pela coligação PSD/CDS-PP.

Câmara apoia Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia no Forninho 
Na mesma reunião pública em Aires, na freguesia de Palmela, a autarquia aprovou o apoio à AIRP – Associação dos Idosos e Reformados da Freguesia de Poceirão, de 25 mil euros. Este valor, explica a autarquia, destina-se "a comparticipar a adaptação da antiga Escola do Forninho, com vista à criação de um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário".
Este projeto, em fase de conclusão, visa responder às necessidades da população idosa residente na área da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e viu aprovada, em 2013, uma candidatura ao PRODER no âmbito da Medida 3.2. – Melhoria da Qualidade de Vida, Ação 3.2.2. Serviços Básicos para a população rural, que corresponde a um financiamento de 73,7 por cento.
Além dos 25 mil euros, a Câmara de Palmela "cedeu a antiga escola, em regime de direito de superfície a favor da Associação, por um período de dez anos".

Festival Internacional de Música de Palmela recebe três mil euros 
Autarquia e "Loureiros" garantem Festival Internacional de Música  
Na reunião descentralizada, a Câmara Municipal de Palmela aprovou, também, a celebração de um Protocolo de Cooperação com a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, com vista à realização do Festival Internacional de Música “Palmela Terra da Cultura”. Válido até ao final de 2016, o acordo "prevê um apoio financeiro do Município no valor de três mil euros a cada edição do Festival, bem como a disponibilização do Cineteatro S. João e do Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela e respetivos equipamentos técnicos, para desenvolvimento de atividades do Festival", explica a autarquia.
O apoio ao nível da divulgação e a cedência de suportes de comunicação também integram os compromissos assumidos pelo Câmara, no âmbito deste protocolo, que vem "aprofundar o relacionamento entre as duas entidades, para um maior desenvolvimento cultural local", refere o executivo.
Anualmente, o Festival Internacional de Música de Palmela "apresenta um programa de grande qualidade, baseado quer nos projetos musicais da região, quer no intercâmbio com músicos nacionais e estrangeiros de diversos quadrantes musicais", diz Adilo Costa, responsável pelo pelouro da cultura.  
A iniciativa contribui, explica Adilo Costa, "para a dinamização cultural do Centro Histórico de Palmela e do concelho, com a realização de espetáculos, não só nos equipamentos culturais, mas em espaços como igrejas, bares e adegas, constituindo-se como bom exemplo de prática associativa e de divulgação da música junto de diferentes públicos". A proposta mereceu unanimidade entre todas as forças políticas da autarquia.

Agência de Notícias

Comentários