Sesimbra espera milhares de pessoas no Carnaval

Palhaços, escolas de samba, cegadas e bailes animam a maior festa de Carnaval do distrito  

Sesimbra é a vila com maior tradição nas comemorações do Carnaval no distrito de Setúbal. De acordo com a Câmara de Sesimbra “nesta altura do ano, nas sedes das escolas de samba” e “grupos de axê, vive-se uma azáfama própria de quem prepara, até ao último detalhe, um dos mais bonitos desfiles de Portugal”, lembrando que “gente de todas as idades dedica os seus tempos livres a retocar fatos, a ultimar adereços, a aperfeiçoar coreografias e passos de dança” e “a afinar vozes e instrumentos”. Os desfiles das escolas de samba e o corso de palhaços voltam a ser os grandes destaques do Carnaval de Sesimbra, cujo ritmo começa a ser marcado esta sexta-feira pelo desfile das escolas do concelho que junta milhares de crianças na Quinta do Conde, o concurso de máscaras infantis, as tradicionais cegadas e os bailes e animações nocturnas, que se prolongam até 13 de Fevereiro. O Carnaval de Sesimbra dinamiza a economia local, uma vez que “tem vindo a fidelizar” e a “atrair novos públicos”, refere a autarquia. 
Carnaval de Sesimbra já é um dos maiores do país 

O concelho de Sesimbra é dos poucos locais que ainda mantém viva a tradição das cegadas. A autarquia recorda que “estas manifestações carnavalescas retratam os acontecimentos mais marcantes da sociedade de forma crítica, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer”. A câmara de Sesimbra sublinha que, em regra, estas iniciativas “podem ter um carácter predominantemente dramático ou brejeiro, e “são feitas por grupos de quatro, cinco ou seis elementos, todos homens, que cantam em verso”.
Esta tradição, com mais de cem anos, está de volta durante o Carnaval às freguesias do Castelo e de Santiago”, revela a autarquia. Dois grupos de cegantes, constituídos exclusivamente por homens, “prometem muitos momentos de boa disposição”. “Em verso, e acompanhados à guitarra, os grupos vão apresentar, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade portuguesa”, frisa o município, acrescentando que, este ano, a Cegada de Alfarim tem como tema “O Padeiro Atrevido” e a Cegada do Zambujal “apresenta Justiça Divina”. De 6 a 9, os cegantes passam por Sesimbra, Lagoa de Albufeira, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim. No dia 13, sábado, fazem a última apresentação do Carnaval no Cineteatro Municipal.

Cortejo de Palhaços e desfiles de samba 
Todos os anos milhares de pessoas confirmam o Carnaval de Sesimbra como um dos principais da região e do País. As celebrações do Entrudo naquela vila ganharam, ao longo dos anos, prestígio maior, atraindo foliões oriundos dos mais diversos pontos. O desfile das escolas de samba e grupos de axé, que este ano se realiza pelas 14 horas a 7 e 9 deste mês, tornou-se no ponto alto dos festejos.“Realizado por seis escolas de samba e dois grupos de axé, com cerca de 1300 elementos, o cortejo percorre a Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos, num percurso de cerca de um quilómetro junto ao mar, e é garantia de muita cor, música e animação”, indica a Câmara de Sesimbra.
Mas, também o Cortejo de Fantasias de Palhaço rapidamente se tornou numa imagem de marca do Carnaval sesimbrense. Este cortejo está agendado para o próximo dia 8, a partir das 15 horas, e promete voltar a afirmar-se como iniciativa única. Até porque, já granjeou fama além-fronteiras.
“Depois de ter conquistado um lugar de destaque na lista dos melhores desfiles de escolas de samba do País, nos últimos anos a vila de Sesimbra passou também a ser conhecida por acolher o maior desfile de palhaços do mundo, que junta todos os anos perto de quatro mil mascarados de todas as idades”, sublinha a autarquia. 
O Cortejo de Fantasias de Palhaço, acrescenta a autarquia, “começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos, em 1999, para animar a tarde de segunda-feira de Carnaval”. Logo no primeiro ano ganhou estatuto elevado, juntando centenas de pessoas fantasiadas de palhaço e dando que falar em termos nacionais. Daí em diante, “foi reunindo cada vez mais mascarados, até se tornar num dos destaques do Carnaval de Sesimbra”, sendo que para participar neste cortejo basta apenas a qualquer folião aparecer devidamente trajado.
A câmara municipal acrescenta ainda que “além dos palhaços, há todo um conjunto de gerigonças”, como “barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas”, que“dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas, onde rir é obrigatório”.

Cavalhadas e bailes também animam concelho 
Desfile de Palhaços já é a principal atracção do Carnaval de Sesimbra
A aldeia de Alfarim vai manter as Cavalhadas, nas quais um grupo masculino, a cavalo, de bicicleta ou de mota, demonstrará toda a sua perícia, recriando hábitos medievais. As Cavalhadas, vinca ainda a autarquia, são “um costume típico das zonas rurais e no concelho de Sesimbra têm acompanhado várias gerações”. Assim, no próximo dia 9, às 15 horas, no Largo das Forças Armadas, em Alfarim, um grupo de participantes, de todas as idades, vai testar o seu jeito de cavaleiro.
O Enterro do Bacalhau, uma das tradições do Carnaval de Sesimbra que marca o encerramento das comemorações, percorre na noite de quarta-feira as ruas da vila sesimbrense, num cortejo onde o humor está sempre presente. Antes, porém, nota ainda para os típicos bailes de mascarados nas colectvidades. Já a partir de amanhã e até dia 9, os ritmos mais quentes e animados, entre os quais se destaca o samba, vão poder ser apreciados na Sociedade Musical Sesimbrense e no Clube Sesimbrense (Grémio).

Carnaval já é uma matriz turística de Sesimbra 
O carnaval de Sesimbra dinamiza a economia local, uma vez que “tem vindo a fidelizar” e a “atrair novos públicos”, refere a Câmara de Municipal que lembra que Sesimbra, nesta altura do ano, é “um destino turístico por excelência”, porque “acolhe dezenas de milhares de visitantes foliões” ou “meramente espetadores”, de um evento que “movimenta mil participantes e preenche de cor e alegria a avenida marginal”.Consulte aqui o programa completo do Carnaval de Sesimbra deste ano.


Comentários