Refer concluiu obras de 4 milhões em Grândola

Investimento melhora circulação de mercadorias do porto de Sines 

A construção de uma nova estação técnica na linha do sul, no concelho de Grândola, está concluída, anunciou a Rede Ferroviária Nacional (Refer). A empresa refere em comunicado que o investimento tem como objectivo o "aumento da capacidade do itinerário Sines, Ermidas, Grândola” e o “reforço das condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no porto de Sines". O novo equipamento foi instalado ao quilómetro 118,5 da ferrovia, entre a estação de Canal Caveira e o apeadeiro de Azinheira dos Barros, naquele concelho do distrito de Setúbal, e representa um investimento de quatro milhões de euros.
Refer melhora transporte de mercadorias entre Sines e linha do Sul 


Segundo a Refer, o investimento tem como objetivo o "aumento da capacidade do itinerário Sines - Ermidas - Grândola e reforço das condições de exploração de comboios de mercadorias com origem e destino no Porto de Sines". São também alcançados "significativos ganhos ambientais", além de aumentar a "fiabilidade e segurança ferroviária", pode ler-se no documento.
O traçado da estação técnica de cruzamento de comboios instalada em Grândola, no litoral alentejano, tem uma extensão de cerca de um quilómetro e desenvolve-se paralelamente à Linha do Sul, que liga Lisboa/Pinhal Novo ao Algarve.
Tal permitiu que a obra "evoluísse sem grandes interferências na regular exploração ferroviária" durante o período da intervenção, entre Maio e Dezembro do ano passado, indicou a empresa que gere as linhas de caminho-de-ferro nacionais.
Esta é uma obra de aproximadamente quatro milhões de euros, tendo sido as empreitadas de construção civil, via e catenária adjudicadas ao consórcio Somafel Conduril, enquanto outras empresas asseguraram a montagem da sinalização electrónica, do sistema de controlo automático de velocidade e das telecomunicações.

Comentários