Santiago do Cacém recebe 1.ª Feira do Empreendedorismo

Santiago do Cacém quer incentivar “cultura empreendedora” no concelho

A Câmara de Santiago do Cacém pretende incentivar uma “cultura empreendedora” no concelho, através de um novo certame que começa na sexta-feira e no qual serão divulgadas oportunidades de financiamento e de negócios. O objetivo da feira é disponibilizar informação e uma “rede de parceiros bastante útil para quem quiser criar o seu próprio negócio”, explicou o presidente do município, Álvaro Beijinha. O autarca destaca os objetivos de “promover uma cultura empreendedora junto dos nossos potenciais empresários, bem como daqueles que já têm empresas, que podem aqui encontrar oportunidades de financiamento, de negócio; e também a interação entre empresários ou potenciais empresários, que pretendam criar projetos inovadores, que sejam uma mais-valia para o nosso tecido empresarial”. A feira abre portas amanhã, 21 de Novembro, às 15 horas e termina no sábado.

 
Santiago do Cacém estimula empreendedorismo no concelho  

Do programa do certame Santiago Empreende – Feira do Empreendedorismo fazem parte sessões de esclarecimento sobre vários temas, como os apoios existentes para a criação de empresas ou o trabalho em espaço partilhado (“coworking”).
Segundo Álvaro Beijinha, o concelho de Santiago do Cacém necessita de “dinâmica empresarial” e de “criação de postos de trabalho”, desígnios que a feira pode ajudar a concretizar.
O autarca manifestou o desejo que o evento, organizado em parceria pelo município e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), incuta o “bichinho do empreendedorismo” nos visitantes, “em particular nos mais jovens”, mostrando-lhes que “podem criar o seu próprio emprego”.
A quem decidir avançar com um projeto de negócio, a câmara disponibiliza a sua rede com seis parques empresariais, o Centro de Apoio às Empresas do Concelho de Santiago do Cacém (CAESC), sediado em Vila Nova de Santo André, e o Gabinete de Apoio ao Empresário.
“Participaram várias empresas, todas elas com projetos interessantes, naturalmente só uma poderá ganhar. Mas mais do que um concurso, a ideia era efetivamente incentivar estes potenciais negócios, estas ideias. Acreditamos que todos eles venham a passar do papel à prática. Com este concurso conseguimos também dar um empurrão que pode ser decisivo nalguns casos, para podermos no futuro vir a ter mais negócios e mais empresas. Estas empresas poderão vir a aproveitar o CAESC para poderem desenvolver os primeiros passos dos seus negócios”, assegura Álvaro Beijinha. O autarca realça o facto de algumas empresas poderem “necessitar de colaboradores, ou até de parceiros e, desse ponto de vista, a feira poder também proporcionar oportunidades de emprego para quem a visita”.
Na Feira de Empreendedorismo, que decorre, durante dois dias, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, serão ainda anunciados e apresentados os vencedores do concurso de ideias inovadoras lançado em maio pelo CAESC.
As portas abrem, nos dois dias, às 15 horas. Na sexta-feira, dia 21, além do anúncio dos vencedores do Concurso de Ideias Inovadoras de Santiago do Cacém, destaque para as temáticas “Apoios ao Empreendedorismo” e “Transição para a vida Ativa – Estágios Profissionais / Passaporte Emprego” e “Co-Working”, que vão ser abordadas em workshops. No sábado, dia 22, destaque para o workshop “Criação de Empresas” e para o showcase “Casos de Empreendedores de Sucesso”, em que cinco empresários do Município vão dar a conhecer alguns segredos para a concretização de negócios sustentáveis.

Agência de Notícias

Comentários