Projecto Rios chega a Santiago do Cacém

 Protejo pedagógico para valorizar património natural 

O município de Santiago do Cacém associou-se à Águas de Santo André para promover um protejo “pedagógico” junto da comunidade educativa “em que os alunos ficam responsáveis pela limpeza e tratamento de uma linha de água”. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, diz que a autarquia, “para além do apoio logístico, pode colaborar formando monitores junto dos técnicos da câmara da área do ambiente” para poder, posteriormente, “formar novos parceiros, além das escolas que se queiram associar ao projecto”.

Alunos de Santiago do Cacém vão estudar pequeno rio 

De acordo  com a autarquia de Santiago do Cacém “com a adopção de 500 metros de uma linha de água pelos grupos aderentes, os kits, que vão ser entregues no início do mês de Dezembro vão permitir que os participantes possam usufruir de um laboratório natural quando fazem saídas de campo, tendo a oportunidade de conhecer a estrutura de um rio e ribeira na faixa adoptada”. Os alunos podem desta maneira  analisar as várias temáticas associadas como a fauna, a flora, as tradições, as histórias, os contos, as lendas, as instituições e as pessoas.
A autarquia pretende, com a “implementação deste projecto, dar resposta à visível problemática”, de “âmbito nacional e global, referente à alteração em deterioração da qualidade dos rios” e “à falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores que somos todos nós”. 
A sensibilização da comunidade escolar para a protecção e valorização dos sistemas ribeirinhos é um dos objectivos prioritários deste projecto. Actualmente estão envolvidas na implementação do “Projecto Rios” no território nacional diversas câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, associações, organizações não-governamentais (ONG), institutos e centros de investigação, empresas e a população em geral.

Agência de Notícias

Comentários