Onda Parque pode voltar a abrir na Caparica em 2015

Empresários portugueses querem reabrir Onda Parque da Caparica

Quase 20 anos depois, o mais famoso parque aquático do distrito de Setúbal parece estar agora em condições de voltar a abrir as portas. O objetivo dos investidores portugueses que estão envolvidos no projeto é que os escorregas do Onda Parque, na Costa de Caparica, em Almada, voltem a funcionar no verão de 2015, recuperando a animação às portas de Lisboa que todos os dias atraía milhares nas décadas de 1980 e 9, quando fechou por falta de segurança. A escritura que formaliza a venda dos terrenos será assinada em breve segundo confirmaram a própria mediadora imobiliária e a empresa Construções Norte-Sul, detida pelo empresário Libório Temporão, dono da propriedade. Pouco se sabe sobre os possíveis investidores [apenas que são portugueses ligados a  diversas áreas de actividade] pretendem investir na Costa de Caparica cerca de  6 a 9 milhões de euros. 
Terrenos estão abandonados há quase 20 anos na Costa de Caparica

Os "gostos" e os comentários de alegria dos seguidores da página do Facebook Reconstrução do Onda Parque, multiplicaram-se nos últimos dias. Contudo, fonte oficial da Câmara de Almada ressalva que, "até ao momento, não entrou qualquer pedido formal nos serviços do município sobre esse projeto em concreto". Mas a agente que está a mediar o negócio, Sónia Eugénio, da Remax, justifica que o projeto ainda não deu entrada na câmara porque não há escritura assinada. "A partir do momento que o negócio, preto no branco, se concretize, esse processo vai avançar e acreditamos que vamos ter uma inauguração em 2015".
Um grupo de empresários portugueses de diversas áreas de actividade está interessado na aquisição dos terrenos e reconstrução do antigo parque aquático da Costa de Caparica  com um custo global estimado de 6 a 9 milhões de euros.
"Há um negócio em curso para aquisição dos terrenos do antigo Onda Parque por um grupo de investidores, todos portugueses", confirmou à agência Lusa Sónia Eugénio, da empresa imobiliária que está a mediar o negócio, adiantando que a "escritura de compra e venda ainda não tem data marcada", mas deverá ser efectuada "dentro de poucos dias".
De acordo Sónia Eugénio, o projecto de reconstrução ainda não deu entrada na Câmara de Almada porque a aquisição do imóvel ainda não está consumada, mas a mediadora do negócio diz que os potenciais compradores acreditam que será possível reabrir o antigo parque aquático durante o Verão de 2015.
"O que vamos fazer é uma reconstrução. O projecto já existe, naturalmente. Portanto, o que há a fazer são actualizações. Daí os potenciais compradores estarem confiantes no cumprimento desse prazo", justificou Sónia Eugénio, escusando-se, no entanto, a revelar qualquer informação sobre os investidores interessados.
Entusiasmado com a anunciada reabertura dos escorregas do Onda Parque no próximo verão, Hélder Nogueira, gestor da página do facebook Reconstrução do Onda Parque, que também está a acompanhar o processo, disse à agência Lusa que o investimento global, de acordo com as estimativas dos potenciais compradores, deverá situar-se "entre os 6 e os 9 milhões de euros, valor que inclui o montante necessário para a aquisição dos terrenos".
Segundo Hélder Nogueira, "o prazo de execução das obras está estimado em 6 ou 7 meses", diz convicto de que será possível recuperar uma parte significativa das antigas infraestruturas do Onda Parque, inaugurado em 1988 e encerrado oito anos depois, em 1996.
À espera que o negócio se concretize está também o dono dos terrenos, o empresário de construção civil Libório Temporão, que em tempos teve outros projectos para os terrenos - que adquiriu, em 2005 ao antigo proprietário do Onda Parque, de nacionalidade holandesa -, mas que nunca se concretizaram.
"O que está previsto é a venda da empresa Impredível, que tem como único património os terrenos do antigo Onda Parque", disse à Lusa Libório Temporão.
O Onda Parque foi encerrado em 1996, após uma fiscalização desencadeada depois da morte de duas crianças em 1993 no Aquaparque do Restelo, em Lisboa.


Comentários