Presidente do PAN de Almada candidata a liderar o partido

Célia Feijão quer assumir liderança nacional e reunificar o Partido pelos Animais e pela Natureza

A presidente do Partido pelos Animais e pela Natureza de Almada e do distrito de Setúbal, Célia Feijão, anunciou na semana passada a sua disponibilidade para assumir a liderança do partido, na sequência da demissão da direção nacional. O presidente do PAN, Paulo Borges, acompanhado por membros da direção nacional, demitiram-se durante uma reunião da comissão política nacional. Célia Feijão, filiada número 12 do partido, diz que não "há coesão" no partido e que o mesmo corre o risco de ser alienado ao LIVRE, Bloco de Esquerda ou PS. A responsável do Conselho Local de Almada quer "um PAN livre para crescer por si próprio, que não tenha de se tornar refém de forças politicas cujos ideais poderão não convergir totalmente com os nossos". 


Célia Feijão, ao centro, quer um PAN "livre"

"A situação que se vive atualmente no PAN é lamentável, não há coesão, e a estratégia da atual liderança abre a hipótese de alienar o PAN a outros partidos como o LIVRE, Bloco de Esquerda, PS. A tentação é grande em troca de lugares elegíveis", refere em nota de imprensa enviada à Lusa.
Célia Feijão refere que pretende um PAN "livre para crescer por si próprio", referindo que a demissão da direção nacional é apenas o "corolário da desorientação que o partido vive".
A líder do partido em Almada refere ainda que quer "um PAN livre para crescer por si próprio, que não tenha de se tornar refém de forças politicas cujos ideais poderão não convergir totalmente com os nossos". Segundo a candidata a líder, "o PAN não pode ser um partido resumido a efetuar petições, e tem que passar imediatamente da passividade à ação". 
Célia Feijão escreve ainda que o partido "deve deixar à consciência de cada um as questões sociais fracturantes e não se pronunciar acerca desses temas, pois estes devem ser votados de acordo com a consciência de cada um, e não como uma vontade imposta". O PAN, diz a candidata à liderança "não deve ter ideais religiosos como cenário de fundo, devendo ser laico passível de integrar pessoas de todas as confissões e sensibilidades". 
Perante este quadro, confirma Célia Feijão, "venho por este meio anunciar a minha disponibilidade para assumir a liderança do partido, se for essa a vontade dos militantes", acrescenta. 
A atual presidente do Conselho Local de Almada do PAN, é a filiada número 12 do Partido pelos Animais e pela Natureza já desempenhou cargos de secretária geral do partido, bem como de comissária política ou presidente da mesa do congresso do PAN, bem como coordenadora geral dos núcleos do sul do partido. Célia Feijão foi ainda Membro do Conselho Nacional. 

Paulo Borges demite-se 
O presidente do Partido pelo Animais e pela Natureza (PAN), Paulo Borges, acompanhado por membros da direção nacional, demitiu-se durante uma reunião da comissão política nacional, em Lisboa, a 20 de Setembro.
De acordo com a nota, Paulo Borges e a atual direção nacional do partido (à exceção de um membro) demitiram-se devido a “divergências profundas quanto ao rumo que alguns comissários pretendem dar ao PAN”. Na sequência disso, "dois outros comissários também se demitiram”, indicou ainda o comunicado.
Segundo a nota, a direção nacional mantém-se em gestão até à eleição de novo órgão diretivo, em data ainda por confirmar.

Comentários