Vídeo mostra Sesimbra e Lisboa em timelapse

Sesimbra, Almada e Lisboa pelo olhar de um ucraniano criativo

Kirill Neiezhmakov, um ucraniano especialista em timelapse, fez um vídeo de Lisboa, Almada e Sesimbra com esta técnica. A obra foi partilhada nas redes sociais pelo artista e está a ser um sucesso. Segundo as informações colocadas por Kirill na sua conta do Vimeo, as imagens foram gravadas em Maio, quando o ucraniano veio à cerimónia de entrega dos prémios do Finisterra Arrábida Fil Art & Tourism Festival, em Sesimbra. "Gostei muito destes sítios e das pessoas simpáticas de lá", escreveu. Nesse festival, Kirill Neiezhmakov venceu o prémio de Melhor Timelapse, com um trabalho sobre Moscovo à noite. "Portugal Hyperlapse/Timelapse" foi publicado no Vimeo há cerca de uma semana e foi considerado "escolha do staff" do site.


Realizador ucraniano mostra Lisboa e Sesimbra em timelapse

Lisboa está na moda, dizem. Os responsáveis pelo Turismo de Portugal podem queimar as pestanas a pensar na melhor forma de promover o país, mas receita imbatível para conquistar a atenção dos outros é mesmo a recomendação alheia. Foi isso que fez Kirill Neiezhmakov, um ucraniano apaixonado por viagens.
Um breve documentário visual sobre Lisboa e Sesimbra, realizado pelo jovem realizador, está a tornar-se viral na internet um pouco por todo o mundo. O vídeo “Portugal Timelapse” foi publicado online há sete dias na página oficial do Vimeo do autor e conta já com 170 mil visualizações, 2274 "gostos" e quase 100 comentários de utilizadores de várias nacionalidades. 
No youtube, há mais de 55 mil visualizações, 1621 "gosto" e 166 comentários de todo o mundo a elogiar o país e a obra de Kirill Neiezhmakov.
O Tejo (visto a partir de Almada), a Ponte 25 de Abril e a Vasco da Gama, o Cristo Rei,  a Praça do Comércio, o Mosteiro dos Jerónimos, o Parque Eduardo VII, o Rossio, a Praça da Figueira, o Castelo de São Jorge e zonas mais modernas, como o Parque das Nações, são algumas das áreas da capital retratadas no vídeo, que mostra também a noite a chegar à baía de Sesimbra.
As imagens foram reunidas através das técnicas ‘timelapse’ e ‘hyperlapse’ que reduzem o tempo entre cada fotograma ou ‘frame’ por segundo de filme, acelerando a ação das imagens. Ao som de “World Looking In”, de Morcheeba, o artista fez uma compilação de imagens de Lisboa, Almada e Sesimbra com grandes planos, belos efeitos e velocidade apressada. O resultado é surpreendente.
Na sua página do Vimeo, o autor do vídeo, Kirill Neiezhmakov, explica que realizou este trabalho em Maio deste ano, quando esteve em Portugal para participar no festival de cinema Finisterra 2014 – onde apresentou um vídeo sobre Moscovo na categoria “Melhor Timelapse”.

Veja aqui o vídeo sobre Lisboa e Sesimbra 


Comentários