Sesimbra recebe mais uma edição da Feira do Mel

Maior feira de mel do distrito arranca sexta feira no Cabo Espichel

Entre 26 e 28 de Agosto, o Cabo Espichel, em Sesimbra, volta a acolher a ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal, uma das mais importantes feiras do género realizadas em Portugal e onde se transacionam, normalmente, cerca de seis mil quilos de mel por edição. Doçaria regional, queijos, produtos biológicos e naturais e artesanato estão também à venda na feira, que inclui sempre no programa espetáculos musicais e um espaço destinado aos mais novos. Milhares de pessoas visitam, todos os anos, o certame, que se realiza desde 1999. O certame decorre no recinto da Casa da Água, no Cabo Espichel, de sexta a domingo, das 10 às 21 horas. 

Feira do Mel decorre no Cabo Espichel  de 26 a 28 de Agosto 

A ZimbraMel - Feira do Mel da Península de Setúbal, um dos principais eventos nacionais dedicados à atividade apícola, realiza-se, pelo segundo ano consecutivo, no recinto da Casa da Água, no Cabo Espichel. 
O certame, diz a Câmara de Sesimbra, "conta com a participação de dezenas de produtores de mel, produtos naturais e alimentares e artesãos locais, que vão divulgar e comercializar os seus artigos, dando a conhecer o que de melhor se produz no concelho de Sesimbra e na região de Setúbal". 
Para além do mel, é possível encontrar outros produtos derivados da atividade apícola, como a cera, o propólis ou os favos. Doçaria regional, queijos, produtos biológicos e naturais e artesanato estão também à venda na feira, que inclui sempre no programa espetáculos e um espaço destinado aos mais novos.
Ao longo dos três dias, o espaço é palco de vários apontamentos musicais e diversas oficinas dirigidas aos mais pequenos como a Hora do Conto, o Concurso de Melhor Desenho Infantil, entre outras atividades pedagógicas, que têm como objetivos envolver e estimular as crianças para as aplicações e benefícios do mel.
A ZimbraMel, que ao longo dos anos se tem revelado um sucesso e que marca o calendário nacional da apicultura, promete "voltar a atrair centenas de visitantes ao magnífico cenário que proporciona o Cabo Espichel", refere a autarquia.
O evento é organizado pela Câmara de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo e Associação de Apicultores da Península de Setúbal.

Um pouco de História...
O Castelo de Sesimbra abriu, pela primeira vez, as portas à ZimbraMel em 1999 com o objetivo de divulgar a apicultura, atividade em crescimento no concelho e na Península graças às condições naturais oferecidas pela região.
"Grande parte do mel produzido na região provém de plantas selvagens como o alecrim, o rosmaninho e o tomilho que, por não estarem sujeitas ao uso de pesticidas, garantem um produto de qualidade", diz fonte da autarquia de Sesimbra.
Começou no Castelo, classificado como Monumento Nacional, a ZimbraMel depressa assegurou um lugar de destaque entre os eventos do género quer em Sesimbra quer no país. No ano passado, a maior feira de mel da região de Setúbal mudou-se para recinto da Casa da Água, no Cabo Espichel. Por lá continua este ano.

Agência de Notícias


Comentários