Feira do Litoral Alentejano de regresso a Grândola

Cultura, gastronomia e muita música na maior feira do Alentejo 

A Grande Feira do Litoral Alentejano que decorre de 28 de Agosto a 1 de Setembro no Parque de Feiras e Exposições, em Grândola. Para além de um local de grande convívio e animação, pretende ser também a principal montra das potencialidades e recursos, promovendo e potenciando o concelho  junto dos milhares de visitantes que acorrem à vila de Grândola por esta altura do ano. D8, U2UK, Ana Moura, Diabo na Cruz e Pedro Abrunhosa são alguns dos concertos agendados para uma das maiores festas do distrito de Setúbal. A autarquia de Grândola irá gastar 400 mil euros para fazer a festa. A Feira de Agosto com mais de 360 anos, "faz parte da nossa identidade e da nossa memória coletiva", diz Carina Batista, vereadora da cultura de Grândola, que apela ao milhares de visitantes que "desfrutem de tudo o que ela oferece". 

Feira de Grândola arranca a 28 de Agosto 


A Feira de Agosto, em Grândola, vai realizar-se com menos um dia “por uma questão de orçamento”, apesar de o orçamento “estar igual ao dos anos anteriores, por volta dos 400 mil euros”, indica a vereadora da Cultura. Carina Batista diz que a diminuição dos dias causou opiniões divergentes, mas que foi necessário para “manter a qualidade da feira” afirmando que não se pode “agradar a gregos e a troianos”.
A vereadora “destaca os trabalhos de reabilitação do recinto” que vai receber os mais de 300 expositores que trazem aos visitantes produtos gastronómicos, artesanais, regionais e outros, dos “diversos setores económicos do concelho” e ainda incluir a 18ª edição do festival hípico e uma corrida de touros,  com os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas e Sónia Matias, com as pegas a cargo dos forcados amadores de Beja e Cascais. 
Nesta edição da feira estará patente uma exposição de peças museológicas que foram doadas ao município e que já tinham “perdido algum interesse”. A responsável pela cultura considera que esta é "uma forma das pessoas “tomarem o conhecimento” destas mais de cem obras que vão estar expostas.
Ainda segundo a autarquia local, o município dispõe de transportes alternativos gratuitos, "que vão efetuar o trajeto entre o parque de feiras e exposições e vários locais estratégicos da vila".
A Feira de Agosto prepara-se para o futuro: A revisão do PDM – Plano Diretor Municipal, acerca do qual se podem obter todas as informações e esclarecimentos no stand do Município, a política agrícola e florestal com a realização do colóquio “Futuros Apoios Financeiros à Agricultura PAC 2015-2020” e a apresentação da nova imagem de promoção do concelho, são disso exemplos, garante a vereadora da cultura. 

Um cartaz com muita música
A grande Feira do Litoral Alentejano e uma das maiores do sul dos pais, apresenta este ano mais de uma dezena de espetáculos de entrada livre, com sonoridades que passam pelo Rock, Fado e Folclore.
A edição 2014 de uma das mais antigas Feiras do País, que é um local de encontro entre amigos e familiares, e de grande convívio e animação, oferece diariamente espetáculos no Palco Principal, às 22h15, e no Palco Bar a partir das 23h45m.
Para o primeiro dia de festa, D8 – Diogo Valente, que se revelou no programa Factor X da SIC, sobe ao palco e mostra o seu talento, na quinta-feira, dia 28.
Logo de seguida no Palco Bar há covers de pop/rock com os Akunamatata e a voz da Irina Furtado.
U2UK banda inglesa de Tributo aos U2 que se apresenta num espetáculo em homenagem aos perto de 40 anos de carreira da lendária Banda Irlandesa, atua na Feira de Agosto, na sexta-feira, dia 29.
No Palco Bar os Morango Tango prometem muito entretenimento e boa disposição com a “Tour Macacada”.
Ana Moura, a fadista reconhecida internacionalmente, é a estrela do Palco Principal da Feira de Agosto 2014, no sábado, dia 30.
Sons Reggae / Ska são a proposta da noite para o Palco Bar com a banda Quem é o Bob?
Os espetáculos na Feira de Agosto, no domingo, dia 31, começam às 18 horas, no Palco Bar com o Festival de Folclore. O Grupo Dança Típica da Queimada (Grândola), Rancho Folclórico de São João da Serra (Oliveira de Frades), Rancho Folclórico e Cultural “Os Malmequeres do Sorraia” (Coruche) e o Rancho Folclórico da Freguesia de Martim Longo (Alcoutim) dão a conhecer esta tradição da Cultura Popular.
Os Diabo na Cruz, que transformam cada um dos seus espetáculos, em momentos explosivos, conquistando fama como um grupo demolidor e arrebatador de audiências, sobem ao Palco Principal no domingo, a partir das 22h15.
No Palco Bar seguem-se grandes êxitos dos anos 70, 80 e 90 com DjOaNa, a Dj mais Old Scholl.
Pedro Abrunhosa e os Comité Caviar encerra os espetáculos ao Palco Principal da Feira de Agosto 2014, na segunda-feira, dia 1 de Setembro.
Pedro Abrunhosa apresenta a digressão do álbum “Contramão” a qual tem lotado todos os espaços por onde tem passado.
Até 1 de Setembro, uma das maiores feiras do distrito de Setúbal e do país ainda dá a conhecer os encantos do Litoral Alentejano nos diversos espaços que se encontram instalados no grande recinto: Zona de Expositores, Zona de Artesanato, Jardim das Associações e Produtos Regionais, Feira Franca com zona de divertimentos, e a Zona das Tasquinhas, espaço irresistível para descobrir as delícias da comida tradicional alentejana.
A Feira de Agosto com mais de 360 anos, "faz parte da nossa identidade e da nossa memória coletiva", diz a autarca que apela ao milhares de visitantes que "desfrutem de tudo o que ela oferece".
Carina Batista mostra-se expectante com o evento e espera “alcançar ou superar” o número de pessoas que visitaram a feira no ano passado. 
A Feira de Agosto tem entrada livre.
Consulte AQUI o programa da Feira de Agosto de Grândola 

Agência de Notícias

Comentários