NÓS aproxima crianças dos centros de saúde no Barreiro

NÓS e USF Ribeirinha estimulam adoção de hábitos de vida saudáveis

A Associação NÓS e a Unidade de Saúde Familiar Ribeirinha dinamizaram uma ação de sensibilização sobre cuidados a ter à exposição solar junto de 20 crianças, na Verderena, no Barreiro. Segundo aquela associação, a iniciativa pretendeu  “sensibilizar” e “aproximar as pessoas da sua Unidade de Saúde Familiar  mais próxima”, disse fonte da Associação. 


Jogos didácticos ajudam crianças a entender a exposição solar 

Cerca de 20 crianças estiveram na Verderena, no Barreiro, a ouvir falar dos cuidados a ter à exposição solar durante os meses quentes de verão.  “Sensibilizar” e “aproximar as pessoas da sua Unidade de Saúde Familiar  mais próxima” foram os principais objetivos da Ação de Educação para a Saúde inserida no Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI) da Associação NÓS em conjunto com a USF Ribeirinha, situada na cidade do Barreiro.
A ação, didática e lúdica, dedicada ao tema "Época Balnear e Exposição Solar", foi acompanhada pelos pais ou outros familiares, que assistiram a uma breve exposição sobre os cuidados a ter durante a época balnear e os riscos decorrentes da exposição ao sol. Para testar os conhecimentos adquiridos, esta ação de prevenção culminou com a realização de um jogo lúdico-pedagógico, mais concretamente no Jogo da Glória adaptado ao tema em causa.
“Um número significativo de famílias acompanhadas por esta resposta social da Associação NÓS são utentes da USF Ribeirinha, tendo esta ideia surgido da importância de realizar ações de grupo temáticas, dirigidas a utentes desta USF, como crianças, jovens e adultos, na comunidade”, explica Paula Sofia Encarnação, técnica de serviço social da NÓS.
Tiago Alves Pacheco, médico interno da USF Ribeirinha que protagonizou a primeira apresentação temática, corrobora esta ideia e garante que a sua Unidade de Saúde “ganha muito com estas sessões, não só na prevenção de doenças que possam vir a acontecer mas também na perspetiva de ter uma USF mais próxima da comunidade”.
O responsável de saúde admite que outros “temas atuais” vão ser abordados por outros colegas da USF, tais como "a higiene e a saúde oral, a informação sobre rastreios, as doenças sexualmente transmissíveis e o planeamento familiar", explica a Associação NÓS em comunicado.

Agência de Notícias

Comentários