Festas de Alhos Vedros começam esta sexta-feira

Alhos Vedros honra Nossa Senhora dos Anjos até domingo 

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos começam amanhã, em Alhos Vedros. Procissão, bandas, concurso de barcos engalanados, Desfile Carnaval de Verão e outras actividades compõem um programa que, este ano, vai decorrer durante três dias, terminando no domingo, 27 de Julho. Segundo a organização das Festas, “as dificuldades financeiras exigem uma grande solidariedade entre os diversos agentes, particularmente com as colectividades que colaboram com as suas actividades no programa cultural e desportivo das festas”. Estas são as festividades mais antigas do concelho da Moita.  


Alhos Vedros festeja a mais antiga festa do concelho da Moita 

De 25 a 27 de julho, visite as Festas em Honra de Nossa Sr.ª dos Anjos, em Alhos Vedros, e divirta-se entre as tasquinhas de comes e bebes e os espetáculos musicais. É a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido uma das mais importantes romarias no século XVI. Hoje já não tem a "importância" de outros séculos mas continuam a atrair milhares de pessoas no final de Julho à vila ribeirinha de Alhos Vedros. Uma festa baseada, diz a história, numa lenda que percorreu os tempos desde 1148, um anos após a conquista de Lisboa pelo nosso primeiro rei. Os mouros que ficaram nas vilas de Palmela e Sesimbra... tentaram expulsar os cristãos de Alhos Vedros. Não conseguiram. Os cristãos invocado Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, acabaram por mandar os mouros de volta às fortalezas de onde vieram. Foi uma festa. A mesma que hoje continua em nome da Rainha dos Anjos.
Os novos tempos [leia-se tempos de crise] obrigam a maiores cuidados na organização.  “As dificuldades financeiras exigem uma grande solidariedade entre os diversos agentes, particularmente com as colectividades que colaboram com as suas actividades no programa cultural e desportivo das festas”, diz a organização. Ainda assim a romaria de Nossa Senhora dos Anjos  "apresenta sempre uma variedade de ritmos, sabores e fé". 
As portas da Festa "abrem-se" amanhã à noite quando as entidades oficiais e convidados descerem a Praça da República. Até domingo vai existir "um programa diversificado, com exposições, actividades desportivas e culturais", garante a organização.
A festa tem início com uma noite de folclore, com a participação do Rancho Folclórico do Clube das Arroteias, do Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” da Barra Cheia e do Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia.
Pelo palco da festa vão passar também os Play 4 You e o DJ IRS, Ismael Silva. Destaque ainda para o Carnaval de Verão, organizado pela SFRUA, A "Velhinha” senhora de Alhos Vedros, que sai à rua na noite de sábado.
Para os amantes dos desportos náuticos está prevista a realização de uma regata, e o habitual concurso de barcos engalanados, com organização da Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense – Amigos do Mar. A festa termina, no domingo, com a realização da procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos, [uma das mais antigas devoções do concelho e o ponto mais alto da festa], às seis da tarde.
Nesse dia atuam ainda os Melech Mechaya e a festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos acaba com fogo-de-artifício à beira do Tejo.
"Todas as vilas da zona ribeirinha do Tejo vão fazer as suas festas populares, com a mesma receita de sempre; já está tão testada que não é preciso inventar nada, para que sejam um êxito! Os barcos engalanados, cheios de bandeiras coloridas, vão apresentar-se pintados de fresco e lavados, perante a santa padroeira, que os abençoará, depois de levada em procissão até ao cais. Quando era miúda, sempre achei que era a mesma santa que fazia o passeio, embora cada vila lhe desse um nome diferente... Neste caso, em Alhos Vedros, o seu nome é Nossa Senhora dos Anjos. As Festas em sua honra são diferentes porque são as minhas Festas, as Festas das minhas raízes", diz Fernanda Baptista que todos os anos chega de Nice, na França, para se "perder com as minhas gentes nas ruas onde nasci". 

Programa das Festas de Alhos Vedros
25 de Julho – 6ª feira
21:00h - Abertura Oficial - Presença da Fanfarra dos bombeiros voluntários da Moita (Junto ao coreto)
21:30h - Noite Folclore
Com a participação do Rancho Folclórico do clube das Arroteias; Rancho Folclórico os Fazendeiros da Barra Cheia e Rancho Etnográfico Danças e cantares da Barra Cheia.
(Palco, no Parque das salinas)

26 de Julho – Sábado
Regata da Festa de Nª Senhora dos Anjos, organizado por ADNA- Associação Desportos Náuticos Alhosvedrense - Amigos do Mar
17:00h – 11ª GP de Atletismo de Alhos Vedros, com a organização do Grupo Desportivo da Fonte da Prata, e com o apoio da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros
18:00h – Viver Vedros “Summer” – Projeto Comunitário Entre Nós
21:30h – Carnaval de Verão de Alhos Vedros, organizado pela S.F.R.U.A. com o apoio da Junta de freguesia de Alhos Vedros.
22:30h – Play 4 You
00:00h – DJ IRS, Ismael Silva

27 de Julho - Domingo
Concurso de barcos engalanados, organizado por ADNA- Associação Desportos Náuticos Alhosvedrense - Amigos do Mar
18:00h - Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Anjos
22:00h – Melech Mechaya
00:00h – Encerramento das festas seguido de fogo de artificio

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários