Sesimbra transforma portas em obras de arte

11 artistas de rua pintam portas de Sesimbra em semana dedicada ao Peixe-espada Preto 

Cerca de vinte portas da vila de Sesimbra estão a ser transformadas em obras de arte até ao final da semana, no âmbito do concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, que conta com a participação de 11 artistas, conta o gabinete de imprensa da Câmara de Sesimbra. Em paralelo a esta iniciativa decorre, a partir de hoje,  a Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto que decorre até ao dia 10 de Junho em 24 restaurantes do concelho. Ao longo dos 12 dias, o público vai poder provar 42 receitas de Peixe-espada Preto. 

11 artistas estão a pintar portas da vila de Sesimbra 

A execução dos trabalhos está a ser feita “ao vivo”, o que permite que quem passa na rua possa observar o trabalho de cada autor. No sábado, 31 de maio, Dia do Pescador, são conhecidos os projetos finalizados.
A iniciativa faz parte da campanha de promoção Sesimbra é Peixe, "focada num dos maiores atrativos do concelho, o peixe. O concurso procura também enaltecer todos os fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados a este produto", diz a autarquia local.
O público terá possibilidade de votar para escolher a porta mais bonita. O resultado será conhecido a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo. O vencedor receberá um prémio de 500 euros.

Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto até 10 de Junho 
E porque Sesimbra é Peixe... também sabe a peixe, muito bom peixe. Arranca hoje, 30 de Maio, a Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto que decorre até 10 de Junho, em 24 restaurantes do concelho. Ao longo dos 12 dias, o público vai poder provar 42 receitas diversas.
Nesta 9.ª edição, os chefes sesimbrenses voltam a surpreender o público com pratos inovadores e bastante variados, como o Espada Preto de Sesimbra em Tempura de Cerveja Preta e Sésamo, Creme de Amêndoas e Legumes com Aromas Asiáticos ou Supremos de Peixe-espada Preto Dourados no Leito de Legumes Salteados Guarnecidos de Risoto de Berbigão.
Este ano, a complementar as receitas os restaurantes sugerem também vinhos da região, em resultado da parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
No site da Câmara de Sesimbra podem ser consultadas informações sobre a atual e anteriores edições, bem como a pesca, transformação e confeção do Peixe-espada Preto.

Sesimbra, um mar de Peixe-espada Preto 
90 por cento do Peixe-espada Preto é pescado em Sesimbra 
A Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto, que "tem como principais objetivos dar a conhecer a espécie, capturada há cerca de 40 anos de forma artesanal pelos pescadores de Sesimbra, e promover a restauração do concelho, capitalizando assim as potencialidades da região", diz fonte da Câmara.
Mais de 90 por cento do Peixe-espada Preto português é pescado por embarcações de Sesimbra, número que transmite bem a importância desta espécie para a economia e gastronomia locais. Atualmente, a pesca é feita de forma artesanal por perto de 260 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra.
A iniciativa é, uma vez mais, organizada pela Câmara de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca, Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra e Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação de Sesimbra.



Comentários