Santiago do Cacém compra viatura para a recolha de lixo

Câmara vai investir na compra de viaturas para recolha de resíduos urbanos 

O município de Santiago do Cacém conta, desde a semana passada, com mais uma viatura para a recolha de resíduos urbanos, que irá suprir as dificuldades que resultaram do abate de outras viaturas que, "dada a intensa utilização e antiguidade, não representavam soluções válidas para o serviço diário de recolha, cuja operação é muito exigente atendendo ao desgaste provocado pela dispersão geográfica que caracteriza o Concelho", diz fonte do gabinete de imprensa da Câmara em comunicado. A autarquia anunciou ainda para este ano a compra de uma segunda viatura. 

Câmara investe 183 mil euros na compra da viatura 

A aquisição da  viatura para a recolha de resíduos urbanos representa, de acordo com a autarquia, "um investimento de cerca de 183 mil euros e a garantia de melhorar a qualidade do serviço de recolha de resíduos urbanos indiferenciados, permitindo à Câmara de Santiago do Cacém concretizar a sua estratégia na prossecução do melhor desempenho ambiental do Concelho", diz o comunicado.
A viatura está equipada com caixa de compactação hidráulica, com uma capacidade de 16 m3 e suporta até 19 toneladas de peso bruto. O equipamento encontra-se ainda equipado com grua hidráulica para a recolha dos contentores subterrâneos instalados no Concelho.
A gestão dos resíduos urbanos produzidos na área do Município de Santiago do Cacém é da responsabilidade da Câmara Municipal. "O crescimento que se vem verificando ao longo dos anos, com a implementação de várias atividades económicas e a fixação crescente de um grande número de agregados familiares no Concelho, tem registado um forte impacto nos índices de consumos, sendo produzidas grandes quantidades de resíduos urbanos", lembra a autarquia.
 Estes resíduos, diz ainda o comunicado, "têm imperativamente de ser sujeitos a uma gestão adequada e controlada, de modo a salvaguardar a qualidade de vida dos munícipes, limitando a degradação do ambiente e evitando problemas de saúde pública".
Esta gestão, de acordo com o gabinete de imprensa local, "implica encargos financeiros avultados para o Município, nomeadamente no que se prende com a constante aquisição e manutenção de equipamentos de deposição e recolha".
No Município de Santiago do Cacém, existem 1863 contentores para deposição de resíduos indiferenciados, onde são depositados anualmente, em média, 11 mil 678 toneladas, o que resulta numa média anual por habitante de 390 kg.
Está ainda prevista para este ano a aquisição de uma segunda viatura de recolha de resíduos urbanos.


Comentários